Pilates para postura

Pilates para postura

O homem, a partir do momento histórico em que se caracterizou como o único animal bípede do planeta, enfrenta vários desafios complexos em relação a musculatura e a posição da coluna vertebral. Desde o equilíbrio até a dificuldade para nos mantermos na postura ortostática, esses desafios nos possibilitaram a evoluir como espécie e, por conta de uma posição tão específica e bípede, conseguimos realizar praticamente todos os feitos até age.  

Nos dias atuais, temos perdido o conhecimento da importância da postura, tornando-se cada vez mais difícil para nós, desde crianças até idosos, assumir uma boa postura. Observamos que a tecnologia nos trouxe maior economia no gasto de energia, mas, por outro lado, muitas compensações que geram desequilíbrios. Quantas crianças sentam de forma inadequada na mesa da escola, ficando horas de frente para o professor, estudando nessas posições que podem vir a causar futuras lesões?

Todos esses fatos da modernidade foram observados pelo mestre genial Joseph Pilates, em seu livro que possui o título “YOUR HEALTH”. Logo abaixo do título, o autor e mestre coloca: Prof. Pilates’ Health Studios – Where flat feet, curvature of the spine, protruding stomach, stooped-shoulders, hollow chest, hollow back, bow legs and Knocked-kneed conditions are cured through corrective exercises.

Na tradução livre: Estúdio de Saúde do Prof. Pilates - Onde pé chato, curvaturas da coluna, abdômen protruso, ombros para frente, peito para baixo, costas para baixo, pernas arqueadas e joelhos bloqueados são curados através de exercícios corretivos.

Quais as funções da postura?

  • Lutar contra a gravidade
  • Opor-se às forças externas
  • Uma melhor consciência do espaço que nos envolve
  • Reforçar e guiar os movimentos
  • Equilibrar o corpo durante o ato de mover-se

O que é uma boa postura?

Boa postura é o estado de equilíbrio muscular e esquelético que consegue proteger as estruturas de sustentação do corpo contra possíveis lesões ou deformidades progressivas, independente da atitude, na qual as estruturas estão trabalhando ou repousando.

Nessas condições, os músculos funcionam de forma muito mais eficiente e as posições são proporcionadas para os órgãos torácicos e abdominais. A postura precária é uma relação defeituosa das várias partes do corpo que produz uma maior sobrecarga nas estruturas de sustentação e na qual pode existir um equilíbrio eficiente no corpo sobre a sua base de apoio.

A postura correta, ou boa postura, é a posição na qual um nível mínimo de estresse é aplicado em cada articulação. Logo, a postura está extremamente relacionada com uma distribuição de forças por todo o corpo, dentro e fora do organismo, estando relacionada a fatores intrínsecos e extrínsecos. Além disso, a postura pode ser dividida em 2 categorias:

  • Postura inativa
  • Postura ativa

A postura inativa é aquela utilizada para atividades de descanso, com predomínio do relaxamento muscular por todo o corpo na maior parte do tempo. Já a postura ativa possui o predomínio de ação muscular, obtendo uma efetiva execução de qualquer tipo de atividade.

Como o método Pilates auxilia a boa postura?

No livro do mestre Joseph Pilates, citado anteriormente, “YOUR HEALTH”, Pilates demonstra na página 111 fotos dele mesmo em posturas corretas e incorretas.

A questão postural era um fato muito estudado e presente em seu trabalho, na sua maneira de pensar o método e também a reflexão do uso que o homem fazia com o próprio corpo mediante aos estímulos vindos da sociedade para ele.

Se vivemos em uma sociedade onde nosso ambiente recreativo é muito passivo, ou seja, passando a maior parte do tempo sentados e sem realizar atividades físicas, passamos a maior parte do tempo sentado, e quando nos locomovemos é através de veículos públicos ou particulares, o nosso corpo responde a esses estímulos.

Normalmente, as respostas do corpo ao mundo moderno é diminuir os gastos de energia e com isso, acumular mais gordura. Com o acúmulo de gordura, o corpo tende a perder as curvas fisiológicas da coluna vertebral, diminuir o aporte sanguíneo, reduzir a capacidade respiratória, diminuir o estímulo proprioceptivo e de equilíbrio, entre outros fatores.

Os fatores apontados neste texto faz recordar-se uma frase de Joseph Pilates: “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.” Dentro desses hábitos incorretos estão as maneiras de se postar no mundo, de se colocar, nossa postura. No método Pilates iremos organizar nossa postura de “dentro para fora”.

Através do conceito “Power House” estimularemos o arcabouço osteo-articular a um posicionamento postural da coluna e do corpo melhor. Diminuindo sobrecargas, distribuindo as forças, e, assim, reduzindo o risco de lesões.

Diferenciais do Pilates:

Na Omega4 estamos preparados para receber os mais diferentes alunos e atendê-los de forma especial e personalizada. Temos muitas razões para conquistar você, confira:

  • Dedicação: Máximo de três alunos por aula e opções de aulas personal para permitir atenção adequada a cada momento de sua aula.
  • Flexibilidade: Planos criados de acordo com o seu perfil, com a possibilidade de férias, reposição fácil e o cancelamento com apenas 1 hora de antecedência.
  • Profissionalismo: Temos professores pós graduados e formados nas melhores escolas do Brasil.
  • Ambiente: Planejamos um espaço perfeito com equipamentos duplicados e modernos pensados em você.
  • Foco: Acompanhamento com evolução aula a aula e relatório mensal de evolução do aluno.
  • Localização: Quem está procurando fazer Pilates no Paraíso ou no Jardins, com fácil acesso a partir da Av. Paulista, Bela Vista e Itaim, está no lugar certo. A Omega4 possui ótima localização com restaurantes, bancos, mercados, e diversos tipos de comércio ao redor.
  • Acompanhamento: Em todas as aulas é feito um relatórios de acompanhamento,e a cada 3 meses enviamos um relatório completo mostrando a evolução em cada item e a comparação desde a última avaliação, isso também inclui uma avaliação trimestral de bioimpedância completa.

A história do método Pilates.  

Joseph Pilates, criador do método Pilates, teve experiências terríveis na infância,
tendo doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, ele sempre foi
uma criança que se exercitava, afim de melhoras as condições do próprio corpo e
não se sentir preso a ele.  Joseph sempre foi visto treinando de calção,
pelo fato de possuir raquitismo e consequente deficiência em vitamina D, o que
o deixou conhecido por esse estilo de roupa.
Em seguida, Joseph Pilates começou a estudar de forma profunda as ciências biológicas do corpo humano, como a anatomia, a fisiologia, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), física e biologia. Ele procurava ciências que mostravam tudo sobre o funcionamento do
corpo humano de forma conjunta.  Em 1912, o jovem Pilates se mudou para a
Inglaterra, virou lutador de boxe em Londres e ensinou defesa pessoal para a
polícia metropolitana de lá.  Preso por ser alemão na Primeira Guerra
Mundial, o jovem Pilates ensinou aos prisioneiros, inclusive os doentes,
técnicas do próprio método para se exercitarem enquanto estavam isolados do
resto do mundo. Após ser libertado, lançou as técnicas que eram chamadas de
Contrologia, referentes ao controle da mente sobre o corpo, nome que depois foi
adaptado para Pilates. Em 1967, aos 83 anos, Joseph Pilates morreu por
complicações em um incêndio dentro de seu estúdio, mas sua esposa continuou
disseminando o método ao resto do mundo.

Hashtags

Pilates no Paraíso, Pilates no Jardins, Pilates para Reabilitação Física, Pilates Itaim, Pilates Vila Nova, Pilates saúde, Pilates Bela Vista, Pilates para Todos, Pilates para Homens, Pilates para Idosos, Pilates para Mulheres, Pilates para Atletas.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Rua Osório Duque Estrada, 35 - Paraíso - São Paulo
11 2386-9717 | Whatsapp 11 94048-3704
contato@omega4.com.br