Pilates para Longevidade

Você sabia que o Pilates é um incrível aliado para alcançar a longevidade com qualidade? Descubra mais!

Pilates para Longevidade

Pilates para Longevidade

Todos buscam a longevidade com qualidade, uma vida plena. O Método Pilates tem inúmeros benefícios e entre eles a longevidade. O Método Pilates é indicado para todas as idades, principalmente para a terceira idade. Sua técnica é original de condicionamento físico e dispões de vários benefícios: melhora da flexibilidade, mobilidade articular e controle motor, equilíbrio, consciência corporal, melhoria da capacidade cardiorrespiratória, tratamento de lesões, correção postural.

Também, vai trabalhar com a respiração, circulação e o os músculos, ossos, tendões e articulações. Tudo de forma segura, sem desgastes e repetições excessivas, sem impactos nas articulações e de forma eficaz. Por isso, não existem restrições para praticar o Método Pilates, por ser um método seguro e cheio de benefícios. Além do mais, é por isso que também é um exercício físico especialmente indicado para pessoas a partir do 50 anos.

Na fase da terceira idade realizar atividades físicas é essencial. Segundo Inelia Gargia, diretoria da rede The Pilates Studio Brasil e responsável por trazer o método para o Brasil: “Os exercícios mais indicados para a terceira idade são aqueles que sejam seguros e que ofereçam como resultados a sua autonomia, para que eles consigam se deslocar sem ajuda, como tomar banho e subir escadas. Os exercícios devem ser analisados de acordo com a faixa etária de cada um. Os fatores determinantes dos exercícios vão depender do nível de impacto e as repetições para evitar que tirem a motivação e não prejudique a concentração.”

Por esses todos motivos, que o Método Pilates é indicado para a busca da Longevidade, e recomendado para todas as idades. Pois, antes de iniciar as sessões sempre ocorrem analises do perfil do aluno, para comportar uma aula que se encaixe com suas necessidades e objetivos com alcance máximo, eficaz e sem desgastes excessivos.

Ainda, Inelia acrescenta “O Método Pilates também ajuda a estimular as faculdades mentais, como a memória, a imaginação e a inteligência. E o mais importante é que os exercícios devem ter objetivos que façam sentido para o idoso e que sejam aplicados sempre com muita segurança e respeito.”

Todos esses benefícios são encontrados no Método Pilates. Agende uma aula experimental grátis conosco na Omega4 e descubra você todos esses benefícios, para uma vida longínqua e saudável.

A longevidade e bem estar para a terceira idade

A longevidade com saúde e assim consequente qualidade de vida é um grande desafio no nosso país, onde a expectativa de vida é em média de 75,8 anos. Mas em alguns estados como São Paulo, a expectativa de vida das mulheres já passa dos 80 anos. Porém, a busca é por uma vida longa e com saúde e nem sempre as duas coisas estão juntas. E para encontra-las em conjunto é preciso um equilíbrio na vida, o encontro da consciência corporal, cuidados com o corpo, a mente são essenciais para esse bem estar, e isso em todas as idades e principalmente na terceira idade.

Quanto antes se começar a buscar esse cuidado e equilíbrio com o corpo e a mente melhor. E assim, se mais cedo você já cultiva a sua saúde com maior qualidade será o seu envelhecimento. O Método Pilates é um grande auxiliador para essa vida com equilíbrio, qualidade e consciência, sendo ideal para qualquer idade.

Porém, na terceira idade, especialmente, têm-se no Método Pilates a oportunidade de zelar por sua independência, liberdade de movimentos e a melhoria da qualidade de vida, correção postural e recuperações, benefícios para sua rotina, todos sendo trabalhados de forma segura e preparados especialmente para você.

Joseph Pilates, o criador do Método Pilates ilustra com suas palavras muito bem a ideia da técnica e o conceito de longevidade com saúde e juventude: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”.

Em resumo, o Método Pilates é uma técnica extremamente abrangente. Sendo recomendada para quem tem uma vida ativa e com saúde e também para quem deseja começar a cuidar da saúde agora. Venha experimentar a técnica do Pilates conosco na Omega4.

Benefícios do Pilates para o grupo da terceira idade

O Método Pilates é uma técnica que ajuda a aumentar a expectativa de vida e assim resultando na longevidade e com saúde. Ainda mais, o método quando associado a uma alimentação saudável e bons hábitos resulta em uma vida mais longa e com maior qualidade.

O Método Pilates é tão abrangente que pode ser feito desde a jovens, adultos, terceira idade e até durante uma gestação. Com seus benefícios como o equilíbrio corporal, melhora do condicionamento físico, ganho de força muscular e consciência corporal, trabalho com a respiração, prevenção de doenças degenerativas, correção postural. O Método Pilates conta com exercícios de movimentos controlados e precisos, sem impactos negativos para as articulações e esforços desgastantes.

Por isso, o Método Pilates é o perfeito para pessoas que querem um exercício que trabalhe o corpo de forma geral e ainda aumente a flexibilidade corporal e melhore a saúde física e mental. Veja mais um pouco sobre seus benefícios que são aliados para uma vida longínqua:

  • Equilíbrio: O Método Pilates melhora de forma considerável o equilíbrio do corpo e da mente, fundamental para a prevenção de quedas, lesões. Ajudando assim na mobilidade do sistema locomotor, na qualidade de vida e dos movimentos;
  • Prevenção e melhoria de lesões: Com a prática do Método Pilates ajuda-se no aumento da lubrificação das articulações e, assim, evita lesões. Além de ajudar a melhorar as dores de lesões já existentes. Devido ao trabalho corporal, melhoria do funcionamento do organismo e o fortalecimento;
  • Correção postural e melhoria de dores nas costas: Um dos principais benefícios do Método Pilates é o fortalecimento da coluna e sua correção, com seu alinhamento. Em todas as sessões seus exercícios têm a precisão necessária para alinhar a postura, corrigindo-a em seus movimentos, que precisam ser alinhados. Assim, melhora a postura e ainda previne e melhora dores na coluna;
  • Aumento da flexibilidade corporal: A flexibilidade traz diversas vantagens para uma pessoa, como melhoria na amplitude de seus movimentos, maior autonomia para a terceira idade, rejuvenescimento, melhoria da resistência física, tratamento de dores, prevenção de lesões e a sensação de bem estar. E a flexibilidade é um dos princípios do Método Pilates, sendo fundamental em seus movimentos e extremamente trabalhado;
  • Fortalecimento muscular: Com a prática recorrente do Método Pilates o corpo vai sendo fortalecido e ainda aumenta-se a sua massa magra. Auxiliando na melhoria da saúde.
Saiba mais: 7 formas de emagrecer saudável

A história do Método Pilates

Joseph Pilates, criador do Método Pilates, teve experiências terríveis na infância, tendo doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, ele sempre foi uma criança que se exercitava, afim de melhoras as condições do próprio corpo e não se sentir preso a ele. Joseph sempre foi visto treinando de calção, pelo fato de possuir raquitismo e consequente deficiência em vitamina D, o que o deixou conhecido por esse estilo de roupa.

Em seguida, Joseph Pilates começou a estudar de forma profunda as ciências biológicas do corpo humano, como a anatomia, a fisiologia, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), física e biologia. Ele procurava ciências que mostravam tudo sobre o funcionamento do corpo humano de forma conjunta.  Em 1912, o jovem Pilates se mudou para a Inglaterra, virou lutador de boxe em Londres e ensinou defesa pessoal para a polícia metropolitana de lá. Preso por ser alemão na Primeira Guerra Mundial, o jovem Pilates ensinou aos prisioneiros, inclusive os doentes, técnicas do próprio Método Pilates para se exercitarem enquanto estavam isolados do resto do mundo. Após ser libertado, lançou as técnicas que eram chamadas de Contrologia, referentes ao controle da mente sobre o corpo, nome que depois foi adaptado para o Método Pilates. Em 1967, aos 83 anos, Joseph Pilates morreu por complicações em um incêndio dentro de seu estúdio, mas sua esposa continuou disseminando o Método Pilates ao resto do mundo.

SOBRE A OMEGA4

A Omega4 oferece diversos serviços para que você possa tratar o seu corpo como ele merece. Com estética completa, exercícios físicos e massagem, é impossível você não amar!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS