Pilates na Melhora do Sono

Você sabia que o Pilates é um ótimo aliado para melhoria do sono, no tratamento da insônia para garantir sua noite de sono tranquila? Veja mais!

Pilates na Melhora do Sono

Pilates na Melhora do Sono

Diversas são as consequências positivas da prática do Pilates para um corpo e mente ativos e saudáveis. E, para os que têm dificuldades com os distúrbios do sono, o Método Pilates é de essencial importância para a melhoria desse problema e seu tratamento, ao ativar e aguçar movimentos e trabalhos do metabolismo corporal que que geram substâncias relaxantes e reações de calmaria posterior para o corpo auxiliam para uma horário do sono com qualidade.

Ter noites de sono em total plenitude do descanso é fundamental. Pois, passa-se um terço da vida dormindo, descansando o corpo e revigorando-o. Se esse sono não tiver proveitoso e de qualidade, irá afetar diretamente todo bem estar do indivíduo, seu rendimento e sua saúde física e mental. Como, por exemplo, alterar o ânimo e motivação, podem gerar quadros de ansiedade, problemas na coordenação motora, prejuízos grandes na atenção e na concentração, modificar os níveis de humor, causa a sensação de cansaço e fadiga dessa forma comprometendo absolutamente a qualidade de vida do indivíduo, afetando sua produtividade no trabalho, socialmente e em família, além de poder gerar doenças.

Com a prática do Pilates as noites de sono serão mais satisfatórias, gerando maior bem estar, disposição e qualidade para o decorrer do seu dia. Os exercícios do Pilates geram grande poder para tratar o sono, usando a própria anatomia corporal, melhorando a respiração, gerando calmaria e relaxando, diminui os incômodos e as dores, reduz quadros de ansiedade e ainda mais irá queimar calorias o que gera a elevação da temperatura corporal e assim estimula o sono, equilibrando sua rotina e dando um sono saudável.

A Omega4 têm as sessões ideais para quem busca ter noites de sono com qualidade e plenitude, para obter dias com maior disposição e bem estar. Nossos instrutores estão altamente qualificados para orientar suas sessões de Pilates com movimentos sem excessos de repetições e sem impactos corporais, aumentando a cada aula o seu nível e gradualmente a intensidade dos movimentos. Assim sendo, o seu corpo não chegará em casa em extremo cansaço e sobrecarregado, e ainda assim aproveitando ao extremo os benefícios do Pilates, principalmente para um sono adequado.

Distúrbios do sono

Existem mais de 100 distúrbios relacionados ao sono já reconhecidos, a insônia, a mais conhecida e comum, tem inúmeros motivos que podem gera-la, e alguns fatores predisponentes da sua geração, entre eles, a menopausa, idade avançada, depressão, transtornos psiquiátricos e médicos, tabagismo, ansiedade por algum problema ou desafio profissional, pessoal; altas taxas de estresse, alta ingestão de cafeína, alimentação com comidas gordurosas antes de ir dormir, horários de dormir e acordar irregulares durante a semana ou continuamente alterados e entre outros.

Além do mais, a rotina corrida com extremo cansaços, desgastes e preocupações potencializam seu desencadeamento e ação. Desse modo, os indivíduos que convivem com esses distúrbios do sono perdem seu rendimento de forma drástica, diminuindo a energia, gerando fraqueza, desanimo, e ainda, podem gerar o ganho de peso (suscetível ao acumulo de gordura na região do abdômen pois são liberadas substancias como o cortisol) e ainda causa dificuldades em manter as taxas de açúcar adequadas no sangue.

Por tantos motivos e pelo o que pode desencadear é importante entender o que poderia estar causando a dificuldade de sono do indivíduo. A maioria dos adultos já sofreram com dificuldades parar dormir, por preocupações, todavia, para alguns isso é um caso comum, um padrão que atrapalha regularmente.

Alguns sintomas como a ansiedade, podem levar a insônia por um dia, ou período ou até mesmo por um bom tempo, entre eles: a sensação de opressão por responsabilidades, pensamento em excesso sobre o futuro, preocupações, tensão, pensamentos sobre o passado em demasia, sentimento exagerado de estimulação de ser acelerado, agitado.

Veja mais: Pilates para Disposição

Você deve se perguntar como deve ser possível adquirir um sono de melhor qualidade e plenitude com as agitações do mundo atual. Pois, com a insônia, o sono é leve, de péssima qualidade, de poucas horas ou de sono extremo e todas essas situações podem ser desgastantes e frustrantes.

O fundador do Método Pilates, o Joseph Pilates também pensou nesses problemas na hora do sono e para melhorar isso estudou e criou no seu método práticas de melhoria e para isso, é preciso reconhecer os fatores que geram a sua insônia.

Como o Pilates combate a insônia

O Método Pilates reúne exercícios que são realizados de diversos modos, podendo ser ou não executados com o auxílio de equipamentos realizando assim um completo controle do corpo e sua conexão e equilíbrio com a mente.

O Piltaes tem atuação em diversos campos da vida, na rotina do indivíduo, assim gerando demasiados benefícios por meio de sua prática. É uma prática considerada como treinamento físico e mental. Gera o relaxamento do corpo e da mente, ao trabalhar a respiração, equilíbrio e concentração em seus movimentos que irão liberar endorfinas, produzindo assim a sensação de bem estar, diminuindo a ansiedade e melhora na hora de dormir.

Os movimentos e princípios do Método Pilates geram a consciência corporal e causam a sensação de tranquilidade. Com o gradativo aumento do nível dos movimentos e de suas tonificações e sobrecargas, vão sendo feitas poucas repetições, melhorando a resposta do sono e sua qualidade.

Ao sempre estar trabalhando com a otimização respiração em cada exercício, potencializando a capacidade respiratória. Com a respiração otimizada, incita a coluna vertebral na região torácica, assim também irá estimular o sistema nervoso autônomo que, irá produzir assim um grande relaxamento corporal, diminuindo a ansiedade e estresse em excesso, grandes causas da insônia, já que é, dentre tantas outras atividades, o sistema responsável pela digestão, reprodução, sono e relaxamento.

Assim sendo, o Método Pilates irá promover um excelente tratamento contra a insônia, auxiliando muito quem sofre com esse problema. Além do mais, pode trazer diversos outros benefícios para a vida daqueles que se tornam praticantes. Sendo praticante do Pilates, trabalhando sempre sua consciência corporal e respiração, realizando de forma correta, você certamente irá garantir uma noite de sono tranquila e de qualidade.

Veja mais: Pilates Emagrece?

A história do Método Pilates

Joseph Pilates, criador do Método Pilates, teve experiências terríveis na infância, tendo doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, ele sempre foi uma criança que se exercitava, afim de melhoras as condições do próprio corpo e não se sentir preso a ele. Joseph sempre foi visto treinando de calção, pelo fato de possuir raquitismo e consequente deficiência em vitamina D, o que o deixou conhecido por esse estilo de roupa.

Em seguida, Joseph Pilates começou a estudar de forma profunda as ciências biológicas do corpo humano, como a anatomia, a fisiologia, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), física e biologia. Ele procurava ciências que mostravam tudo sobre o funcionamento do corpo humano de forma conjunta.  Em 1912, o jovem Pilates se mudou para a Inglaterra, virou lutador de boxe em Londres e ensinou defesa pessoal para a polícia metropolitana de lá.  Preso por ser alemão na Primeira Guerra Mundial, o jovem Pilates ensinou aos prisioneiros, inclusive os doentes, técnicas do próprio método para se exercitarem enquanto estavam isolados do resto do mundo. Após ser libertado, lançou as técnicas que eram chamadas de Contrologia, referentes ao controle da mente sobre o corpo, nome que depois foi adaptado para Pilates. Em 1967, aos 83 anos, Joseph Pilates morreu por complicações em um incêndio dentro de seu estúdio, mas sua esposa continuou disseminando o método ao resto do mundo.

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