Pilates é bom para coluna?

Método Pilates para Dor na Coluna

O Método Pilates, método criado e aprofundado por Joseph Pilates, pode ser um ótimo aliado para a dor na coluna. Você sabia disso?

Esse fato se deve pois o Pilates tem a capacidade de, além de trabalhar todos os músculos do corpo, a capacidade cognitiva e motora do aluno, causar também um alongamento especial da coluna, o que possibilita um relaxamento profundo e instantâneo que leva ao aluno, ou paciente, perceber as melhoras relacionadas com as dores nas costas, graças ao fortalecimento muscular que o Pilates traz nessa região.

O Pilates é um método de atividade física intensa, desenvolvido no século 20, aos redores da década de 20, que tem como principal objetivo um conceito chamado de Contrologia.

Aprofundando sobre Pilates para dor na coluna (torácica, cervical ou lombar)

A dor na coluna, infelizmente, se tornou extremamente comum. Os trabalhos em escritórios com longos e cansativos períodos sentados tornam os músculos que ficam na região lombar, torácica e cervical mais fracos em comparação aos que realizam um trabalho mais braçal.

Isso acabou por se tornar um mal da sociedade moderna, afetando, principalmente, o bem-estar do cidadão.

Longos períodos sentados geram vícios posturais, e, aliados com a fraqueza muscular e patologias comuns no dia a dia, formamos um grupo de principais fatores que intervém para que a ocorrência alta de dores lombares, cervicais ou torácicas aconteça.

A prática de exercícios físicos como o Pilates, ou até mesmo o Treinamento Funcional, além de terapias ou massagens estão sendo extremamente indicadas como forma de intervir nessas dores, melhorando significativamente a síndrome.

O Pilates pode ajudar muito em casos como a fibromialgia, dores lombares, e até mesmo na reabilitação física. Dessa forma, torna-se necessário determinar quais tipos de exercícios são mais aconselhados para a melhora nos sintomas da dor de coluna.

A História do Método Pilates para Dor na Coluna

Joseph Pilates, criador do Método Pilates, teve experiências terríveis na infância, tendo doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, ele sempre foi uma criança que se exercitava, afim de melhoras as condições do próprio corpo e não se sentir preso a ele.  

Joseph sempre foi visto treinando de calção, pelo fato de possuir raquitismo e consequente deficiência em vitamina D, o que o deixou conhecido por esse estilo de roupa.

Em seguida, Joseph Pilates começou a estudar de forma profunda as ciências biológicas do corpo humano, como a anatomia, a fisiologia, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), física e biologia.

Ele procurava ciências que mostravam tudo sobre o funcionamento do corpo humano de forma conjunta.  Em 1912, o jovem Pilates se mudou para a Inglaterra, virou lutador de boxe em Londres e ensinou defesa pessoal para a polícia metropolitana de lá.  

Preso por ser alemão na Primeira Guerra Mundial, o jovem Pilates ensinou aos prisioneiros, inclusive os doentes, técnicas do próprio método para se exercitarem enquanto estavam isolados do resto do mundo.

Após ser libertado, lançou as técnicas que eram chamadas de Contrologia, referentes ao controle da mente sobre o corpo, nome que depois foi adaptado para Pilates.

Em 1967, aos 83 anos, Joseph Pilates morreu por complicações em um incêndio dentro de seu estúdio, mas sua esposa continuou disseminando o método ao resto do mundo.

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