Os cinco benefícios da Reflexologia para a saúde

Os cinco benefícios da reflexologia para a saúde

Essa técnica oriental de massagem consiste na aplicação de pressão em pontos e áreas específicas dos pés, mãos ou orelhas. As regiões exigem variadas intensidades de pressão para serem ativadas, a fim de aliviar dores e trazer benefícios em diferentes órgãos e partes do corpo, que são representadas por pontos correspondentes, reflexologia significa, resumidamente, a projeção do corpo, do todo sobre a “parte”, do macro sobre o micro, este fenômeno da projeção do macro sobre o micro é encontrado em diferentes áreas do corpo… Nas mãos, outras nos pés, nas orelhas, na íris do olho, coluna vertebral, crânio e língua. As extremidades são mais utilizadas na massagem pela facilidade de localização dos pontos energéticos. Reflexologia trata-se de uma terapia simples e natural que estimula as forças internas de cura do corpo,

Reflexologia nas mãos

Utiliza-se um creme deslizante e se acaricia a mão com toques profundos percebendo pontos doloridos ou pequenos pontos de tensão, detectado, verifique o mapa para achar o ponto correspondente, pressione segurando este ponto no limite da dor juntamente com uma respiração mais profunda, assim que a dor aliviar mude de ponto até completar toda a mão.

Reflexologia nos pés (podal)

O método é o mesmo utilizado no caso das mãos, utilizar um creme deslizante e acariciar o com toques profundos, percebendo pontos doloridos ou pequenos pontos de tensão, detectado, verificar o mapa para achar o ponto correspondente, pressionar segurando este ponto no limite da dor juntamente com uma respiração mais profunda, assim que a dor aliviar mude de ponto até completar todo o pé.

Reflexologia nas orelhas (quirodal)

Massageie bem o lóbulo até que ele pareça quente, eleve o polegar e o indicador, massageando em redor da orelha, continue o movimento delicadamente passeando por todos os lugares da orelha, alcançando assim todas as regiões e os órgãos.

Reflexologia no rosto (facial)

Utilize um creme ou óleo deslizante, faça movimentos circulares com a ponta dos dedos nos pontos específicos desejados por cerca de um minuto, ainda que não esteja sentindo dor em determinada parte, pode-se massagear todos os pontos lentamente para gerar alívio, bem-estar e melhorar de forma geral o sistema imunológico.

A reflexologia oferece bons resultados em vários casos, é indicada para casos de dores locais, na cervical e nas costas.

A reflexologia é comumente utilizada nos seguintes casos:

Reflexologia para dores

  • Dor de cabeça e enxaqueca;
  • Dores na coluna;
  • Dor muscular;
  • Dor no nervo ciático;
  • Torcicolo;
  • Dor de garganta;
  • Dor no estômago;
  • Doenças inflamatórias como: sinusite, rinite e cistite;
  • Amigdalite;
  • Disfunções ginecológicas.

Saiba mais: 5 tipos de massagem que combatem o estresse

Reflexologia além de dissolver os cristais de ácido úrico e cálcio depositados nos membros inferiores, a pressão e estímulo nos pontos dos pés promovem o relaxamento do corpo, a melhora da circulação sanguínea e o equilíbrio da saúde dos órgãos e glândulas, a reflexologia ativa a capacidade do corpo de se recuperar e se curar, existem, basicamente, duas explicações para o funcionamento dessa técnica para os orientais, o efeito acontece graças ao fato de os movimentos possibilitarem que a energia c’hi circule por todo o corpo, já os ocidentais, embasados na Medicina, acreditam que o beneficio da massagem é consequência de o restante do corpo estar ligado aos pés pelas terminações nervosas.

Reflexologia é feita depois que o massoterapeuta observa e sente os pés do paciente, alisa cada um com a ajuda de um creme ou óleo e reconhece os seus pontos, a massagem de reflexologia começa e termina no plexo solar e deve ser feita em sincronia com a respiração do paciente, o estilo de vida e o estresse do dia a dia têm sido a principal causa da maioria dos problemas de saúde, por isso a reflexologia destaca-se entre os outros tipos de massagens, pois, além de promover o relaxamento no local onde é aplicada, a reflexologia é capaz de solucionar problemas emocionais e físicos. Essa massagem tem sido considerada a melhor alternativa para a redução do estresse e alívio de sensações como medo, raiva, nervosismo e tensão, atua no trato de dores, infecções, problemas no sistema digestivo, doenças inflamatórias, disfunções ginecológicas e urogenitais, além de problemas como depressão, insônia e ansiedade. Uma incrível melhora para sua saúde.

Reflexologia podal (nos pés), que é a mais difundida e apreciada

O esquerdo corresponde à parte esquerda do corpo e todos os órgãos contidos nesse lado, da mesma forma é tratado o pé direito.

Por exemplo, a reflexologia defende que um local específico no alto do arco do pé direito corresponde ao ponto do fígado, pois é o lado em que ele é localizado no organismo. Ao pressionar de forma adequada essa região com os polegares, o funcionamento desse órgão é beneficiado.

Além da reflexologia podal, existe outro tipo de reflexologia, a reflexologia pode ser feita nas mãos que também são zonas reflexas, além de estimular o fluxo de energia e os benefícios que lá existem, mas o melhor efeito é nos pés, os chineses diz que a cabeça deve ser fria (para facilitar os processos cognitivos e racionais) e que os pés devem ser quentes, a reflexologia atua promovendo este equilíbrio.  

Embora a reflexologia não seja utilizada para ser a cura de problemas graves de saúde, milhares de pessoas a usam para complementar os tratamentos convencionais de condições como a insônia, stress, asma, câncer, problemas cardiovasculares, diabetes, dores de cabeça, função renal, TPM, sinusite, além de ajudar a eliminar as toxinas do corpo e promover o bem-estar geral.

Na primeira consulta de reflexologia, o terapeuta quer conhecer melhor o histórico médico do paciente, seus problemas, estilo de vida e alimentação. Feito isso, o terapeuta irá avaliar e identificar quais áreas do seu corpo não está funcionando corretamente, usando a reflexologia nos pontos dos pés, as sessões de reflexologia duram de 30 minutos à uma hora e pode ser realizada uma vez por semana, a medicina tradicional chinesa entende que os pés e as mãos são microssistemas, ou seja, regiões que representam o corpo humano dentro de uma pequena parte deste mesmo corpo, dessa forma, os pés, as mãos e até mesmo as orelhas, são utilizados dentro da terapêutica chinesa. A Medicina Chinesa entende o corpo como resultado da interação de energia e matéria, estrutura e função, yin e yang, enquanto o yang impulsiona o corpo e regem as funções dos órgãos o yin representa a estrutura e a nutrição.

O estímulo da reflexologia é forte, dessa forma ela pode proporcionar melhora nas dores agudas, melhora na disposição, na circulação do sangue, na redução de edemas e relaxamento em geral, a reflexologia pode ser aplicada a cada dois dias quando houver necessidade ou semanalmente para auxiliar na manutenção da saúde.

Cinco benefícios da reflexologia

  • Reflexologia trás alívio de dores;
  • Reflexologia melhora da circulação sanguínea;
  • Estímulo do sistema imunológico com reflexologia;
  • Reflexologia livra o corpo de toxinas;
  • Reflexologia trás estimulação dos nervos.

A reflexologia tem estas e muitas outras vantagens.

Veja mais: Três sinais precisando de uma massagem relaxante urgente

Existem contraindicações na reflexologia?

É importante lembrar que a reflexologia deve ser feita por um profissional que conheça a atuação da Medicina Tradicional Chinesa, para tanto ele deve passar por uma avaliação, para que sejam averiguados os riscos ou contraindicações, se ela tem efeitos terapêuticos é porque funciona logo ela pode ser contraindicada em alguns momentos como hemorragia, nos dias do período menstrual, na gestação, em pacientes com osteoporose e em doenças graves do coração por conta do forte estímulo da circulação de sangue, a reflexologia é contraindicada em casos de feridas ou coágulos, trombose, flebites (inflamação das veias), doenças infecciosas, tumores malignos, leucemia ou outras formas de câncer, problema vascular nas pernas, nesses casos é necessário consultar um médico.

O objetivo da reflexologia é tratar a pessoa inteiramente e induzi-la a um estado de equilíbrio e harmonia. Baseia-se no princípio de que existem áreas ou pontos reflexos nos pés que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo, ao trabalhar esses reflexos, o corpo é beneficiado de diversas maneiras. Entre os benefícios da reflexologia esta o relaxamento físico e psíquico

A reflexologia desobstrui a energia estagnada, desimpedindo o fluxo de energia do corpo e energizando os aspectos físico, mental e emocional. Mediante o tratamento com reflexologia, os bloqueios são desfeitos e a harmonia é restaurada em todos os sistemas, o que resulta em saúde e bem-estar aos indivíduos sob tratamento.

Duas curiosidades: Antes de iniciar a sessão de reflexologia é aplicado escalda pés para deixar os pés sensíveis ao toque. - Na reflexologia a pressão do toque é forte e intensa em adultos e moderados em crianças e idosos.

Efeitos da terapia de reflexologia podal

Em termos gerais na saúde os benefícios da reflexologia podal tem a intenção de reduzir o estresse e ajudar o corpo a atingir um estado de profundo relaxamento e homeostase - condição de estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente. No entanto, estudos de eficácia são poucos, mas alguns pesquisadores concluíram que a reflexologia podal é uma massagem eficaz para qualquer condição médica, mesmo não possuindo muitas pesquisas científicas sobre a eficácia da reflexologia podal como uma alternativa de cura, é garantido que, no mínimo, através da massagem nos pés, é possível proporcionar uma experiência agradável e relaxante para a maioria das pessoas, podendo promover o alívio do estresse e dar uma sensação de bem-estar, da mesma forma que qualquer outra forma de massagem, além disso, esta terapia de reflexologia podal pode ser um tratamento complementar especialmente útil para a neuropatia das pernas, pés e dedos dos pés.

A Reflexologia é uma técnica muito antiga, praticada e desfrutada por diversas culturas, é uma terapia considerada alternativa, reconhecida pelo Ministério da Saúde, muito acessível, porém pouco conhecida, mas de grande eficácia. Reflexologia tem grandes vantagens, pois não necessita de grandes gastos e espaços para ser realizada. A reflexologia pode ser incorporada a outras terapias trazendo benefícios para quem a pratica.

A reflexologia talvez não resolva todos os problemas de saúde que conhecemos, mas é uma das muitas terapias alternativas em alta crescente que podem ajudar pelo menos na diminuição dos sintomas e melhorar o bem-estar em geral de uma pessoa.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Unidade Paraíso: Rua Osório Duque Estrada, 35 -  São Paulo
11 2386-9717 | WhatsApp 11 94048-3704
Unidade Moema: Avenida Divino Salvador, 669 - São Paulo
11 98827-7152
contato@omega4.com.br