Os benefícios da massagem para o corpo e a mente

Os benefícios da Massagem para o Corpo e a Mente

Massagens sempre tiveram um apelo muito grande com o público. É considerado o ápice do relaxamento e um momento de libertação do dia a dia. Mas tem um detalhe curioso aí, apesar de muita gente saber disso, e até alguns de seus benefícios, a procura é até menor do que deveria.

O que é uma pena, pois os benefícios da massagem para o corpo e para a mente são incríveis.

Basicamente, qualquer técnica de manipulação de pontos específicos da pele e dos músculos pode ser considerada uma massagem. Desde as técnicas mais tradicionais, até opções mais diferenciadas como a acupuntura, podem ser consideradas massagens.

E nesse aspecto, não a importa a intensidade da pressão: a ideia é mais atender necessidades específicas dos músculos, tendões e ligamentos em geral.

À longo prazo, as massagens manuais são responsáveis por tratar uma série de doenças, como fibroses, artrites, transtornos alimentares, além de amenizar casos de diabetes e dermatites. É bom ressaltar que eles não resolvem por completo, mas funcionam como uma maneira excelente de tranquilizar e trazer relaxamento ao corpo e mente.

Quanto a esses quadros de saúde, eles não se limitam apenas ao corpo. O cérebro, estimulado pela aplicação de pressão em pontos específicos, também recebe diretamente seus benefícios, através dos hormônios do bem estar e sua mente tranquila.

Para ficar mais claro como as massagens manuais se caracterizam, vamos separá-las em alguns grupos. Assim você vai saber melhor qual o tipo é mais adequado para você na hora de aproveitar melhor os benefícios.

Massagem Modeladora – Tem uma abordagem mais estética. São combinadas uma série de técnicas de movimentos rápidos e intensos para quem precisa estimular bem o corpo. Serve muito bem para os que desejam um corpo trabalhado.

Massagem Sueca – Trabalha especificamente o relaxamento muscular, com movimentos mais suaves e precisos. Além de focar nos cuidados do corpo e da mente contra o estresse, ela é ótima para tratamentos de torções e contusões musculares.

Massagem Ayurvédica – O foco desse tipo de massagem são as articulações, bem como algumas de suas cadeias musculares próximas. Há uma mescla de toques suaves com pressões mais profundas e deslizamentos com as mãos. Ótima para quem se exercita com frequência.

Drenagem Linfática – É um tratamento específico para lesões. Nela, são aplicadas técnicas precisas para diminuir inchaços e edemas, restabelecendo o sistema linfático e trazendo o corpo de volta a suas funções originais. Depende não apenas da aplicação da técnica, como relaxamento do paciente.

Rolfing – Técnica voltada para recuperação do corpo, mas principalmente para ajudar na postura do paciente. Aqui as pressões são aplicadas nos tecidos de conexão e torná-los mais dinâmicos. A aplicação correta todo o corpo mais ágil e conserve energia, o que é ótimo para quem tem um dia a dia ativo.

Toque Integrativo – É um tipo de massagem terapêutica voltada para pessoas em período de reabilitação hospitalar. Ou que precisam de cuidados paliativos enquanto estão internadas, para que os músculos não atrofiem ou não sofra qualquer tipo de mal. Suas técnicas são mais leves, com toques circulares nos pontos que precisam de atenção. É um ótimo meio de animar os pacientes em um período importante de sua recuperação, sobretudo para o relaxamento.

Toque Compassivo – Tem uma aplicação similar ao toque integrativo, mas seu foco é para pacientes em fase terminal, com doenças crônicas e irreversíveis, ou idosos. Seus toques são mais suaves e sensíveis, acompanhados de um tom mais afetivo do massagista. A intenção, mais do que relaxamento, é oferecer um pouco mais de alento para um grupo que precisa de cuidados constantes.

Agora que você já tem uma noção do quanto às massagens podem ser profundas e produtivas para o seu corpo e para mente, é hora de saber, com ainda mais profundidade, quais são os benefícios que ela oferece.

Alivia o estresse

Vamos começar pelo efeito mais universal, digamos assim. Muita gente procura massagens manuais como efeito relaxante e ante estressante. Mas como isso funciona exatamente? Depende das técnicas: algumas promovem o relaxamento pela pressão de pontos específicos no corpo, ou focando em um único.

A Reflexologia, por exemplo, trata aspecto relaxante da massagem maual de uma forma bem precisa, trabalhando os pés do paciente, e estimulando os órgãos de uma forma geral. Em todo caso, ao liberar a tensão em diversos pontos da musculatura e ligamentos, o cérebro produz uma boa dose de serotonina, responsável por aliviar o estresse.

Ayurvédica

Aí entram as preferências quanto ao tipo e a necessidade do procedimento. Alguém que precisa de um alívio na dor vai ter mais sucesso com massagens ayurvérdica do que uma estética, só para citar um exemplo. E se você quer apenas relaxar, sempre existe a massagem manual terapêutica. Fisiologicamente falando, a massagem manual age diretamente no cortisol, responsável pelo estresse em altos níveis, e aumentando os níveis da já mencionada serotonina, e da dopamina, essa relacionada especificamente pelo relaxamento da mente.

Massagem acaba com os problemas de insônia

Não de imediato, mas é realmente um fato que as massagens podem ajudar com as questões de insônia. Embora não cure de imediato, só os efeitos relaxantes já tornam as primeiras noites mais fáceis de dormir. Como a causa da insônia, na maior parte das vezes, está relacionada a estresse, depressão ou tensões musculares, a massagem anual consegue tratar ambos na mesma proporção. E aqui também entra a importância de saber qual a melhor técnica para você, contra as insônias, algumas das melhores opções são o Shiatsu e a massagem manual Sueca.

Elimina as tensões do corpo

Embora busquemos um pouco dessa distinção, a real é que as doenças do corpo não se separam da mente, e vice-versa, pelo simples fato dos efeitos caírem literalmente em seus ombros, ou em outros órgãos. E são essas tensões uma das principais razões de buscarmos uma massagem manual, quando todo o mais falha. Tensões podem ser divididas entre musculares e causadas por estresse. Em ambos os casos, os músculos tornam-se mais enrijecidos, causando dores localizadas, e em alguns casos males mais graves, como espasmos e cãibras. As tensões de origem muscular, ou corporal.

Melhora a dor nas costas

É possível dizer que a dor nas costas seja um tipo de tensão muscular? Sim, mas essa região específica não sofre apenas desse mal. Quem trabalha por longas horas na mesma posição sem se alongar, podem travar a coluna, isso para citar apenas um exemplo entre tantos outros relacionados à falta de cuidado com essa região. Aqui, a massagem manual ganha um tom mais terapêutico e direto para o tratamento das costas, seja por tensão ou por lesões. Existem técnicas e toda uma escola voltada para o tratamento das costas, buscando a ativação tanto da circulação sanguínea como do sistema linfático.

Cura edemas

As massagens terapêuticas não existem à toa para atletas e pessoas que dependem de fisioterapia para se recuperar por completo. Os edemas, aqueles inchaços protuberantes e perigosos que surgem de pancadas ou acidentes, podem se tornar um problema seríssimo E isso vale não apenas para atletas, mas para qualquer pessoa que se preocupa com sua saúde. Massagens manuais são especialmente importantes para edemas, não apenas por ser uma forma de tratamento direta e mais eficiente do que apenas uma compressa, como prevenir que novas lesões ocorram na mesma região por razões menores. Para esses casos em específico, é feito uso da drenagem linfática.

Massagem torna a função do intestino mais eficiente

Você pode até não acreditar de primeira, mas a massagem manual pode tornar as funções do intestino mais eficientes. Contudo, assim como informamos lá em cima, é bom que você tenha certeza de que precisa de um tratamento nessa região antes de investir na massagem manual. O intestino é uma região delicada para massagens, então o faça apenas se houver quadros constantes de cólicas intestinais, prisão de ventre, entre outras questões do tipo. As massagens aqui são mais curtas, leves e com um toque mais terapêutico. A intenção é estimular a circulação nesta região, para que o intestino realize suas funções com maior eficiência, e frequentemente.

Massagem revitaliza a pele

Esse benefício é consequência direta do que foi mencionado acima. A eliminação de toxinas do corpo através da massagem manual faz com que a pele permaneça mais jovem. E a razão é muito simples: com a região estimulada na medida certa, a própria pele faz renovação de suas células com frequência, impedindo a exposição aos efeitos climáticos, e mais ainda ao próprio corpo. Eu sei que isso pode não ser tão importante para você. Afinal, a massagem manual nesses casos tem um intuito muito mais interessante no relaxamento e no alívio do estresse. Então encare essa parte como um bônus, por assim dizer. Garanto que uma pele mais jovem, combinado a cuidados simples, porém essenciais ao organismo, vão lhe dar um ânimo muito maior.

Não faça a automassagem. O mesmo vale para pessoas próximas. Sem o treinamento adequado, a chance de você piorar os focos de dor é grande, sobretudo se você não souber do que se trata essa dor.

Mas o legal dos benefícios da massagem manual é que todos podem ser encontrados em qualquer técnica, com alguns benefícios a mais em um do que em outros.

Então basta que você identifique com antecedência quais são os seus males, saber quais são as restrições, e aí sim relaxar bem. Isso é o que Omega4 Estúdio do corpo, um ambiente aconchegante e seguro para que relaxe e volte ainda melhor para casa e para o trabalho. Não deixe de cuidar bem de você mesmo. Venha para a Omega4 conhecer nossa massagem manual.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Unidade Paraíso: Rua Osório Duque Estrada, 35 -  São Paulo
11 2386-9717 | WhatsApp 11 94048-3704
Unidade Moema: Avenida Divino Salvador, 669 - São Paulo
11 98827-7152
contato@omega4.com.br