Massagem Terapêutica
|
26/11/2020

O Shiatsu

Você conhece o shiatsu? Essa técnica é utilizada atualmente com benefícios que você leva para a vida! Saiba mais.

o-shiatsu

O Shiatsu

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO SHIATSU?

Shiatsu é uma técnica, originada nas sociedades antigas (como a egípcia, mesopotâmica, chinesa e até mesmo a indiana, e aprimorada da forma que conhecemos hoje no Japão. Essa técnica envolve a maestria do terapeuta com os dedos, sendo a principal parte do corpo humano usada em quem aplica a técnica. Em quem recebe a técnica, os campos focados são os mesmos da acupuntura, os chamados “pontos energéticos”.  

O que o shiatsu faz é justamente reestabelecer o equilíbrio entre estes pontos energéticos, realizando a pressão com os dedos ou até mesmo com as palmas das mãos, cotovelos e joelhos.

No nosso corpo, existem pontos de carência energética (kyo) e de acúmulo energético (jitsu), e o equilíbrio entre esses pontos é fundamental para que tenhamos a sensação de bem-estar e equilíbrio no organismo.  

Apesar de parecer uma simples massagem de relaxamento, o shiatsu é muito mais do que isso. Ele analisa os pontos principais da rotina do paciente, como alimentação, duração de sono, estilo de vida, para proporcionar um atendimento que seja adequado para o paciente em específico.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO SHIATSU?

Os benefícios do shiatsu se concentram principalmente em:

  • Aliviar tensões musculares.
  • Ajudar na remoção de toxinas do corpo.
  • Melhorar a postura.
  • Reequilibrar o fluxo energético (kyo e jitsu).
  • Aumentar a circulação sanguínea e linfática.
  • Prevenir doenças.
  • Dar sensação de bem-estar.

Abaixo, veja como o shiatsu age em cada um desses benefícios.

SHIATSU NA REMOÇÃO DE TOXINAS DO CORPO.

A terapia do shiatsu possui técnicas que ajudam na remoção de toxinas do corpo, podendo diminuir o inchaço em áreas do corpo como a barriga, drenando os líquidos das áreas onde estão retidos e os enviando diretamente para o sangue, onde as toxinas são filtradas pelo rim e expulsas pelo corpo por meio da urina.

SHIATSU MELHORANDO A POSTURA.

Este benefício é uma consequência do alívio da tensão muscular, haja visto que, a partir de uma vez em que o músculo não está mais travado ou tensionado, temos mais liberdade para colocar a postura corporal de forma correta. Uma postura incorreta pode trazer diversos malefícios para o corpo humano, pensando no fato de que a mesma gera mais tensões musculares do que já possuímos, e pode gerar problemas que envolvem até mesmo a área dos ossos e cartilagens.

SHIATSU ALIVIANDO TENSÕES MUSCULARES.

O shiatsu é um tipo de massagem, realizado por um massoterapeuta, extremamente vigorosa. O relaxamento muscular é um dos efeitos mais significativos causados por essa terapia, pois as técnicas visam um trabalho com o músculo de tal forma que a sensação de bem-estar e o alívio após o relaxamento muscular, sem usar qualquer tipo de óleo, apenas com a pressão dos dedos, palma da mão, joelho ou cotovelo, se tornem extremamente notáveis.

SHIATSU REEQUILIBRANDO O FLUXO ENERGÉTICO.

Como citado anteriormente, o shiatsu age exatamente nos mesmos pontos da acupuntura, que vieram originados da junção da Medicina Tradicional Chinesa e da teoria dos meridianos. Esses pontos são chamados de pontos energéticos, que possuem acúmulos (e são chamados de jitsu) ou carências (sendo chamados de kyo). A terapia do shiatsu age exatamente nestes pontos, distruibuindo o fluxo de energia corporal e deixando os pontos com a mesma carga energética, causando sensação de relaxamento, bem-estar, alívio, conforto e até mesmo felicidade. Com um fluxo energético bem distribuído, nos sentimos melhores para realizar as tarefas do dia a dia, além de termos mais disposição para a realização de atividades físicas.

SHIATSU PREVENINDO DOENÇAS.

O primeiro efeito de prevenção do shiatsu é a geração do conforto e disposição para o paciente, fazendo com que este aumente hormônios benéficos (como a ocitocina, hormônio responsável pela perca do medo e aumento na capacidade de se relacionar e a serotonina, hormônio responsável pela felicidade) sejam gerados em maior quantidade, o que melhora a forma que nos vemos e agimos, principalmente no quesito da autoestima e autoimagem. Estes efeitos, pela disposição gerada, também fazem com que o paciente, em alguns casos, pratique mais atividades físicas, aumentando sua saúde e mais ainda sua disposição, o que torna o shiatsu envolvido com as atividades físicas em um ciclo de saúde.  

SHIATSU AUMENTANDO CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA E LINFÁTICA.

Anteriormente, citamos o fato do shiatsu ser uma massagem extremamente vigorosa. Com isso, os vasos superficiais e até mesmo os profundos sofrem um tipo de compressão e descompressão, esvaziando e enchendo o sangue que corre dentro deles. Essa técnica causa um efeito de aumento na circulação sanguínea, o que oxigena mais todos os órgãos internos do corpo, nos dando, também, mais energia e saúde aparente para realizar qualquer atividade que exija um pouco mais de disposição. Já na circulação linfática, as técnicas dentro do shiatsu permitem com que os líquidos que causam inchaço ou que ficam retidos no corpo e nos fazem mal sejam liberados diretamente para o sangue, sendo drenado nos rins e eliminados pela urina.

SHIATSU E O BEM-ESTAR.

O shiatsu está altamente ligado com o bem estar, haja visto que a sensação de relaxamento e diminuição da tensão muscular geram uma série de hormônios e feedbacks hormonais que produzem a sensação principal de bem estar. Ela é geradora de diversas consequências benéficas para o nosso organismo e mente, sendo um dos efeitos fundamentais do shiatsu e do porquê os pacientes procuram este tipo de terapia.

AS CONTRAINDICAÇÕES DO SHIATSU.

Como todo tratamento, o shiatsu possui contraindicações. Existem alguns tipos de pacientes que não podem utilizar da terapia shiatsu de modo algum, sendo eles:

  • Mulheres até o terceiro mês de gestação (possui uma pequena exceção).
  • Pessoas com osteoporose.
  • Pacientes que possuam fraturas, edemas ou varizes.
  • Pacientes com processos inflamatórios agudos (internos ou externos).
  • Pacientes em período pós-cirúrgico.

Abaixo, veja o porquê das contraindicações para cada um destes pacientes.

PACIENTES MULHERES ATÉ O TERCEIRO MÊS DE GESTAÇÃO.  

A terapia shiatsu não é recomendada para mulheres até o terceiro mês de gestação pois existem áreas na barriga, nas quais o shiatsu trabalha, que devem ser evitadas. Este fato se dá pelo motivo de que, pelo shiatsu, como dito antes, ser uma massagem rigorosa, certo tipo de pressão na área da barriga pode machucar o feto, podendo se desenvolver com algum tipo de problema. Porém, existem especialistas em utilizar a técnica do shiatsu em gestantes, logo, o caso da gestação se torna uma exceção perante as outras contraindicações.

Alguns benefícios do shiatsu em mulheres grávidas são:

  • Diminuir dores nas costas e ciática
  • Melhorar a digestão e evitar a acidez, assim como os enjoos.
  • Evitar a prisão de ventre.
  • Ajuda a regular o sistema hormonal e a reduzir o inchaço nas pernas.
  • Aumento da circulação sanguínea e linfática.
  • Reduz o estresse.
  • Aliviar a dor e gerar um efeito tranquilizante na hora do parto.

Quando a mulher alcança o equilíbrio do seu corpo, conseguirá transmitir ao seu bebê a serenidade que ele tanto necessita para crescer sadio no seu ventre, e vir ao mundo de uma forma mais tranquila.

PACIENTES COM OSTEOPOROSE.

Neste caso, o shiatsu deve sercompletamente evitado. Osteoporose é uma doença que causa fraqueza extrema nosossos, tornando-os, em alguns casos, tão frágeis quanto o vidro. Pela pressãocausada nas técnicas do shiatsu, é uma tentativa arriscada e perigosa serpaciente da terapia tendo osteoporose, haja visto que os ossos podemfragmentar, ou até mesmo quebrar durante a sessão, pois, sem a pressãoadequada, a terapia shiatsu não possui muito efeito. Na dúvida, prevalece aavaliação individual do médico.  

PACIENTES COM PROCESSOS INFLAMATÓRIOS AGUDOS.

Pacientes que contenham processosinflamatórios agudos (interno e externo) não devem fazer esse tipo de massagem,pois, pelo fato de ser uma massagem vigorosa, temos o fator agravante doprocesso inflamatório, o que pode gerar outros problemas de saúde a partir dapressão deste.  

PACIENTES EM PERÍODO PÓS CIRÚRGICO.

Pacientes em período pós cirúrgiconão devem realizar a terapia shiatsu, haja visto que o corpo se encontra em umestado delicado após fazer a cirurgia. Certos sistemas ou funcionamentos docorpo podem não estar funcionando de maneira adequada, logo, a terapia shiatsupode até mesmo agravar essas condições, piorando o estado de saúde do pacientee, dependendo do caso, até mesmo causando danos permanentes. O ideal é que opaciente espere o período pós cirúrgico terminar, e, quando o corpo estiverrecuperado, fazer a massagem com um massoterapeuta.

PACIENTES COM FRATURAS, EDEMAS OU VARIZES.

Pacientes que contenham fraturas,edemas (de qualquer tipo, principalmente o edema generalizado) ou varizes, nãodevem fazer shiatsu. O que acontece é que a pressão causada pelo massoterapeutana hora de realizar a terapia pode agravar a fratura, espalhar o líquido doedema – e, consequentemente, agravando-o -, ou agravar ainda mais o caso dasvarizes. Por isso, até que o problema seja resolvido, é extremamenterecomendado que o paciente não faça a terapia shiatsu ou qualquer tipo demassagem.

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO SHIATSU?

A prática do shiatsu é milenar,tendo sua origem a mais de 2000 anos atrás. Essa arte terapêutica se originouno Japão, apesar de ter suas raízes na Medicina Tradicional Chinesa.

Esse tipo de cura é mencionado pelosmesopotâmicos, egípcios, japoneses, chineses e indianos nos mais antigosescritos existentes hoje no mundo.  

Em todo esse tempo, os mais antigossacerdotes taoístas praticavam uma forma de manipulação corporal e de meditaçãopara harmonizar a energia vital “chi”. Tempos depois, esse conhecimento(espalhado pela Medicina Tradicional Chinesa) foi levado para o Japão por meiode diferentes práticas, como o Do-In (automassagem com os dedos, de formasimilar a técnica do shiatsu), a acupuntura e a moxabustão (espécie de acupunturatérmica).  

E foi apenas no século XII que oshiatsu surgiu no Japão de forma efetiva, com as técnicas de massagem corporalchinesas Anma, que tem a característica de utilizar a fricção e pressão afim dealiviar a tensão do corpo.

Já o shiatsu que conhecemos hoje foidesenvolvido pelo japonês Tokujiro Namikoshi que, com apenas 7 anos de idade,utilizou as técnicas de compressão e fricção para tratar a artrite que a mãesofria, seguindo suas intuições e conhecimentos. E, a partir dos bons resultadosdesenvolvidos por Tokujiro, ele desenvolveu sua própria técnica e inaugurou, em1925, a primeira clínica de tratamento com o método, o Instituto de TerapiaShiatsu, localizada em Hokkaido. Em 1940, Namikoshi abriu a primeira escola deaprendizado desta técnica, que ficou posteriormente conhecido como EscolaTécnica de Shiatsu do Japão, na cidade de Otaiya.

SOBRE A MASSAGEM OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Massagem impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer a melhor Massagem de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados.
Saiba mais sobre

O Shiatsu

E receba mais conteúdos relacionados a Massagem!
Obrigado! Fique de olho no e-mail, pois você receberá conteúdos em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.