Conheça sobre o Shiatsu

Conheça sobre o Shiatsu

Muito popular e difundido em todo o mundo, o Shiatsu é um estilo de massagem desenvolvida no Japão a partir de noções introduzidas por monges budistas vindos da China no século XI. Muito popular e difundido em todo o mundo, o Shiatsu é um estilo de massagem desenvolvida no Japão a partir de noções introduzidas por monges budistas vindos da China no século XI. Esse método terapêutico, criado em 1868, considera que é possível tratar e curar doenças físicas e psicossomáticas.

Segundo especialistas, seu nome vem da junção das palavras “shi” = dedo + ”atsu”= pressão, ou seja, literalmente, “pressão através dos dedos”, porém apesar deste nome sua prática não se dá apenas pelos dedos, podendo-se também utilizar cotovelos, joelhos, outras partes da mão, alongamentos, e até mesmo calcanhares para estimulação dos pontos no corpo a serem trabalhados.

Conceitos e bases filosóficas da Medicina Tradicional Chinesa tendo como principal objetivo auxiliar no fluxo natural da energia vital (Qi ou Ki) através de canais espalhados pelo corpo, chamados de meridianos, que circulam nossos órgãos, mantendo assim nossos sistemas corpóreos funcionais, incluindo a psique e as emoções e evitando maiores desequilíbrios que se não tratados podem se manifestar em doenças.

Ao longo do tempo foi sofrendo influências dos locais aonde chegava ramificando-se assim em diferentes estilos e técnicas, não existindo então, uma única maneira de se praticar, também porque na medicina chinesa, cada pessoa tem uma necessidade ímpar, necessitando muitas vezes de terapêuticas próprias. De acordo com a medicina chinesa, todos nós possuímos um corpo energético, esse organismo contém canais de energia que se assemelham ao sistema circulatório humano. Em um corpo energético, ao invés do sangue circulando por veias e artérias, o que encontramos nesses canais é a energia vital, sendo distribuída para diversos pontos do corpo. Desta maneira, Shiatsu não se trata apenas de execução de manobras mecânicas de massagem, e sim, de executá-las com foco e base em seus princípios de harmonia entre todas as partes do corpo.

Associa duas técnicas do Shiatsu> Os manuais japoneses, de pressão dos meridianos do corpo através dos dedos, e a própria teoria destes meridianos, da medicina chinesa, segundo a qual linhas longitudinais pelo corpo conectam pontos de acupuntura sensíveis ao toque. Esses pontos, ao serem estimulados, proporcionam uma sensação de conforto e tranquilidade, tanto interna quanto externamente, o objetivo é trabalhar o bem-estar de uma pessoa, a chamada “felicidade interior”.

Os principais objetivos do Shiatsu

O objetivo do Shiatsu é verificar em quais pontos do corpo do paciente há acúmulo de energia, por meio desta técnica, é possível identificar os pontos que estão carentes. Essa pressão aplicada sobre a pele corrige o mau funcionamento do organismo, além de promover e manter a saúde, mas sempre vale ressaltar a importância de uma correta avaliação.

Nessa técnica, porém, trabalha-se com um sistema principal, de meridianos e auxiliar.

  • Pulmões;
  • Circulação;
  • Sexo;
  • Coração;
  • Intestino Delgado;
  • Intestino Grosso;
  • Baço;
  • Pâncreas;
  • Fígado;
  • Rins;
  • Bexiga;
  • Vesícula Biliar;
  • Estômago.
Veja mais: Pilates contra o estresse

Pela estimulação desses meridianos, a massagem Shiatsu promove diversos benefícios. Os pontos do Shiatsu são locais estratégicos para promover a melhora do organismo. Com técnicas de quiropraxia e de fisioterapia, o Shiatsu foi sendo enriquecido, e no século XX aprimorou-se ainda mais a técnica ao introduzir os conhecimentos modernos de anatomia para elaborar movimentos mais precisos e mais eficientes.

O Shiatsu é realizado através do toque, com a pressão dos dedos, principalmente, atuando sobre meridianos e pontos do organismo que têm a função de fazer com que a energia possa fluir de maneira igual para todos os órgãos, segundo a visão da medicina oriental as doenças são originadas pela desregulação de energia nos meridianos.

Mais sobre as funções do Shiatsu

Cada ponto do Shiatsu que integra os meridianos é como um acesso que se possui para tratar os meridianos e chegar a sua energia de maneira mais fácil. Esses pontos são mais propensos a serem estimulados pela pressão da massagem do Shiatsu e permitem que a massagem tenha a eficácia desejada sobre cada problema que se apresente.

A principal função do Shiatsu é tratar os pontos “doentes” no organismo, que podem apresentar falta de energia por estarem obstruídos, com o Shiatsu esses pontos são liberados. Através do Shiatsu pode-se devolver a energia para os pontos que estão em falta e ainda tonificar esses pontos, segundo a necessidade de cada caso, e para cada um deles é feito um tipo especial de movimento que vai atuar da maneira correta no ponto reequilibrando o organismo e devolvendo o bem estar e saúde.

Alguns pontos na face estão diretamente relacionados ao corpo e visam equilíbrio físico e energético da pele e do organismo.

Aprofundando o método do Shiatsu

Por exemplo, a região abaixo dos olhos está ligada à região dos rins, já o espaço entre as sobrancelhas está conectado ao fígado, e a testa ao intestino, sendo assim, podemos interpretar que as olheiras são sintomas de que algo não vai bem nos rins, as rugas entre as sobrancelhas, além de sinalizarem raiva e irritabilidade, também podem significar que o fígado está mais vulnerável.

No Shiatsu facial, além de recuperar o viço da face, a massagem age também sobre toda a saúde do corpo. Shiatsu melhora a circulação sanguínea através da oxigenação das células, o que favorece o viço da pele, atenua e previne rugas de expressão, traz equilíbrio e bem-estar, tonifica a musculatura.

O shiatsu auxilia no tratamento da Articulação Temporomandibular (ATM)?

Esse distúrbio é caracterizado por uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula e pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente, essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula, relaxando a musculatura, contribui no tratamento do bruxismo, que é o hábito de apertar e ranger os dentes, principalmente durante o sono, geralmente causado por tensão e inflamação muscular ou emocional.

Ameniza dores de cabeça, enxaqueca e irritabilidade, o Shiatsu Facial também é muito indicado para períodos da TPM, gestação, que tenham como principais sintomas irritabilidade, dores de cabeça e enxaquecas no entanto, a terapia é contraindicada em casos de febre, infecções, câncer linfático ou de pele, doenças contagiosas, alergias e resfriados.

Para potencializar e criar um clima bem gostoso ao fazer o Shiatsu facial, é interessante aromatizar a sala antes de iniciar, utilize óleos essenciais que ajudam a relaxar e dão sensação de bem-estar, utilize no difusor elétrico cinco gotinhas de óleo com um pouco de água.

Como funciona o shiatsu em gestantes?

Em gestantes, a técnica Shiatsu deve ser aplicada com bastante critério, até os três meses de gestação, o feto ainda está se formando, o que desaconselha qualquer tipo de massagem, outras contraindicações gerais são pessoas com câncer, feridas abertas, varizes, osteoporose e em período pós-cirúrgico.

O Shiatsu é muito mais do que uma simples massagem, porque mesmo que o problema esteja numa zona específica do organismo, o terapeuta trabalha o corpo, ou melhor, o sistema energético todo.

Antes da primeira sessão de Shiatsu, o terapeuta elaborará um diagnóstico baseado no seu atual problema, histórico médico, estilo de vida, hábitos alimentares e de exercício físico, mas fará também um diagnóstico visual do seu aspecto geral, tom de pele, postura e forma de caminhar, diagnóstico auditivo, não apenas se ouve bem ou não, mas também do som da sua voz se é tímida, tensa, nervosa, ou alta, um diagnóstico baseado no toque com uma observação cuidadosa.

As sessões de Shiatsu têm a duração de aproximadamente uma hora e são realizadas num tapete específico que é colocado no chão ou numa cadeira própria para o efeito, deve ir com roupa soltas e confortável, procure não comer refeição pesada, nem beber álcool nas duas horas que antecedem o tratamento, tente manter-se descontraído e relaxado durante a sessão de Shiatsu, feche os olhos e não fale a não ser que esteja a sentir muitas dores, nesse caso informe de imediato o terapeuta.

Quais são os benefícios emocionais do Shiatsu?

Há um sentimento de tranquilidade, leveza e de bem-estar, logo após a primeira experiência com Shiatsu, o que mais nos encanta no Shiatsu é o fato dela ser uma das técnicas da medicina oriental que tem milhares de anos, os benefícios do Shiatsu são inúmeros, hoje é adotado e traz grande auxílio à medicina ocidental.

Já na primeira sessão de Shiatsu, pode ser percebida uma diminuição da ansiedade, melhora do sono e uma sensação geral de bem-estar, em geral, a frequência inicial é de uma sessão por semana, o que muda de acordo com a avaliação feita pelo profissional.

Shiatsu é uma das terapias mais procuradas, por ser uma das mais eficientes massagens, os pontos que deverão ser estimulados pela aplicação da massagem Shiatsu recebem o nome de meridianos, que são os canais por onde a energia corporal flui, ao receber muito ou pouco fluxo energético, eles se desequilibram e podem provocar problemas físicos e mentais.

Quem pode fazer o Shiatsu?

Qualquer pessoa, sem limites de idade ou sexo, inclusive bebês podem fazer Shiatsu, os idosos sentem-se muito bem, pois em sua maioria apresentam problemas de coluna, músculos e articulações. À medida que a idade chega, é natural que o corpo passe por transformações e necessite de mais cuidados, sendo assim, as pessoas buscam recursos cada vez mais eficazes para envelhecer com saúde e vitalidade, nesse cenário, a prática de terapias alternativas pode ser uma boa opção para quem deseja administrar as naturais deficiências da terceira idade e encarar essa fase da vida com mais alegria.

A massagem Shiatsu faz bem para qualquer pessoa, mas nos idosos traz benefícios especiais, como as pessoas com mais idade apresentam problemas físicos e também emocionais, a aplicação de massagens pode recuperar o equilíbrio mais amplo do corpo, contribuindo para o bem estar e qualidade de vida, muitos idosos com sedentarismo porque têm dificuldade para fazer exercícios físicos, essas dificuldades surgem com o enrijecimento das articulações e dores musculares, a massagem Shiatsu suave pode ter um papel semelhante ao da atividade frequente, assim, essas pessoas observam melhorias consideráveis, podendo até mesmo, depois de um tempo, executar exercícios leves.

Algumas das vantagens da terapia de Shiatsu é o combate a problemas como artrite, artrose, dor na lombar, dores de cabeça, insônia, estados depressivos e ansiedade, por meio de massagens que utilizam a pressão dos dedos em pontos de tensão do corpo, o Shiatsu normaliza os canais de energia liberando fluxo energético e proporcionando ao paciente uma sensação de equilíbrio interno, de leveza e bem-estar, de integração consigo mesmo e, ao mesmo tempo, repleto de energia.

Método como Shiatsu pode trazer mais disposição para a terceira idade, além de manter a mente e o corpo desses experientes guerreiros em equilíbrio, especialistas garantem que, em poucas sessões de Shiatsu, já é possível notar uma melhora na qualidade de vida dos idosos.

O Shiatsu pode ser aplicado inclusive em crianças?

O Shiatsu é uma terapia altamente recomendada para as crianças, regra geral todas as crianças gostam de massagem e brincando vai-se estimulando o organismo da criança desde pequeno e corrigindo pequenos distúrbios que possa haver, entre outras, poderá ajudar a resolver problemas respiratórios, como a asma, a acalmar aquelas crianças mais ativas, promover a concentração entre muitas outras.

Não exige qualquer dispositivo ou medicamento, só se usam as mãos no Shiatsu, não produz efeitos colaterais, não há limites de idade, funciona como barómetro de saúde, ajuda a detectar irregularidades e a prevenir fadiga e a doença, trata o corpo como um todo, trata a origem da doença, não apenas o sintoma, tratando a origem o sintoma desaparece.

Qual especialização do Shiatsu e a conclusão sobre o tema

A primeira coisa que você precisa ter em mente antes de marcar uma sessão de Shiatsu é a necessidade de realizar essa sessão com um profissional que realmente domine as técnicas do Shiatsu, todas as partes do corpo podem ser beneficias com o Shiatsu, que trata de cada pedacinho do corpo com a mesma importância, afinal, para manutenção da saúde é preciso que tudo em nós funcione em harmonia, é preciso fazê-lo com responsabilidade para que as pessoas que buscam pelo tratamento não obtenham o efeito contrário do desejado.

É necessário que o terapeuta se especialize, como no caso do tratamento de pessoas com problemas infecciosos, oncológicos, crianças, gestantes, idosos, cardiopatas, etc. O Shiatsu não tem efeitos colaterais desde que aplicado corretamente dentro de seus procedimentos técnicos.

Dos últimos 30 anos para cá surgiram estilos mais modernos, surgidos com o intuito de resgatar no ser humano antigos valores, reaproximando os praticantes o que recebe e o que aplica a técnica Shiatsu. Shiatsu é uma forma mais humanista de encarar a terapia corporal, os estilos podem diferenciar em método, mas seu objetivo é sempre o mesmo, ou seja, equilibrar a energia.

Massagens com o método Shiatsu incluem desde a manutenção da saúde até a prevenção, integrando corpo e mente, tendo assim uma ação holística, entre as doenças contra as quais ele é eficaz estão doenças renais, desequilíbrios intestinais e queimações no estômago, além de depressão, estresse e até autoestima, restabelecimento do nível de energia, profundo relaxamento de corpo e mente, sensação de bem-estar, melhora na postura, melhora na circulação sanguínea e sistema linfático, alívio e prevenção de diferentes condições como tensão muscular, ansiedade, insônia, estresse, entre outros problemas.

Quando combinado com outras terapias, como a Acupunctura, por exemplo, o Shiatsu é usado inclusive para curar doenças, atuando sozinho ajuda a aumentar o nível de energia do paciente, fortalecer, estimular a resistência às doenças, o Shiatsu tem um efeito acima de tudo preventivo e regulador. O grande potencial do Shiatsu está em capacitar ao paciente à consciência do seu próprio corpo, o corpo armazena sentimentos, emoções, reflete o nosso estado físico, mental e emocional, termos o nosso corpo tocado é uma experiência forte, o Shiatsu desperta no paciente uma nova consciência de si próprio.

Esse tipo de massagem é indicada para solucionar problemas de saúde, ou preveni-los, de acordo com os profissionais que aplicam a técnicas do Shiatsu (shiatsuterapeutas), os diversos benefícios estão relacionados não apenas ao nosso corpo, mas também a mente. A Shiatsuterapia é uma técnica milenar de equilíbrio e tratamento desde q sempre seja feita com um profissional terapeuta. Quem experimenta e sente, compreende e muito dificilmente deixa de continuar a receber esta massagem terapêutica, ninguém fica indiferente a uma boa massagem Shiatsu. Se você acredita que a massagem Shiatsu é ideal para o seu caso, procure saber a respeito a sua saúde vai agradecer.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Unidade Paraíso: Rua Osório Duque Estrada, 35 -  São Paulo
11 2386-9717 | WhatsApp 11 94048-3704
Unidade Moema: Avenida Divino Salvador, 669 - São Paulo
11 98827-7152
contato@omega4.com.br