Conheça a Reflexologia

Conheça a Reflexologia

Não existe consenso sobre sua origem, pois ao longo do tempo diversas civilizações distintas desenvolveram formas de trabalhar pontos reflexos nos pés, no antigo Egito foram encontrados pictogramas representando a Reflexologia, na China existem documentos comprovando a utilização da Reflexologia há cinco mil anos, os índios Cherokees na América do Norte também utilizam uma forma própria de Reflexologia.

Segundo a visão Oriental, os pés são trabalhados devido à passagem de meridianos, estes são caminhos por onde percorrem a energia vital ou Chi. No Ocidente os pés começaram a ser trabalhados depois do desenvolvimento da terapia por zonas criada por William Fitzgerald, essa teoria mostrou que ao estimular certas regiões dos pés uma analgesia era provocada em outra região do corpo.

Mas foi Eunice Ingham em 1930 quem aprimorou a terapia por zona e mapeou os pontos reflexos dos pés. Seu trabalho foi tão bem sucedido que seu nome foi e ainda é vinculado a técnica da Reflexologia. A Reflexologia é reconhecida como terapia complementar ao tratamento de diversas doenças, aliviar dores e o estresse do dia a dia.

Como é a sessão de Reflexologia?

Em uma sessão de Reflexologia é feito uma coleta detalhada de dados como queixa principal, como, onde e quando aconteceu ou acontece, hábitos de vida. Procura-se identificar o nível de estresse e seu impacto na vida do paciente, o paciente é acomodado em uma maca ou cadeira própria para Reflexologia com os pés elevados permitindo fácil acesso aos pés.

É feito uma vistoria nos pés, depois uma assepsia e soltura da musculatura dos pés. Após esses procedimentos é iniciada a massagem. Cada pé é trabalhado por vez, todos os pontos são estimulados na checagem inicial, durante esse processo serão identificados pontos em desequilíbrio, estes manifestaram dor ou apresentaram cristais sob a pele. Os pontos em desequilíbrio são novamente trabalhados para promover a estimulação do potencial de auto cura do corpo. Melhorando a sensação do ponto reflexo, melhora-se o funcionamento da área correspondente no corpo.

Em uma sessão de Reflexologia é feito uma coleta detalhada de dados como queixa principal, como, onde e quando aconteceu ou acontece, hábitos de vida, procura-se identificar o nível de estresse e seu impacto na vida do paciente. Com tantos problemas e males que afetam a saúde, cada vez mais as pessoas buscam tratamentos alternativos para complementar o tratamento médico tradicional, prevenir doenças ou como forma de relaxamento.

Tratamento alternativo: reflexologia podal

A Reflexologia é uma massagem terapêutica que pressiona pontos específicos na sola do pé para que afete outras partes do organismo, a crença é de que cada ponto pressionado afete a energia do ponto do corpo correspondente.

Pode parecer estranho existir uma associação da planta do pé com todo o corpo, mas isso já é uma prática bem antiga, o que nos leva a acreditar que, se durou até hoje, deve ter algo bem interessante nela. Além de relaxar e melhorar a distribuição energética do corpo, a Reflexologia é utilizada para tratar vários problemas tanto físico como mental.

Com a Reflexologia, alguns cuidados devem ser tomados, os especialistas da área alertam para se consultar com um especialista para saber se pode ou não fazer o tratamento no caso de: infecções e feridas nos pés, inflamação, trombose, gravidez até o terceiro mês e diabetes descompensada. Na dúvida, sempre consulte um especialista antes de tentar qualquer tipo de tratamento alternativo.

Os maus hábitos da vida contemporânea ao longo do tempo podem aparecer em forma de doença. Agora imagine uma forma natural de reestabelecer o equilíbrio através de pressões em determinados pontos dos pés. Não é surpreendente?

Mais sobre a reflexologia podal

Também conhecida como Reflexoterapia é uma terapia complementar que se utiliza da manipulação dos pés, através de estímulos por pressões nas terminações nervosas em pontos específicos, prevenindo e tratando assim, distúrbios orgânicos e desequilíbrios emocionais.

A Medicina Natural, que aprimorou a técnica de Reflexologia, ao mapear os pés em relação às zonas e a seus efeitos sobre o restante da anatomia até chegar a produzir nos próprios pés um mapa de todo o corpo.

A Reflexologia Podal atua com eficiência na redução do estresse e do cansaço, permitindo uma recuperação gradativa do bem-estar. Os estímulos que partes do corpo recebem proporcionam alívio para as dores, tensões e contrações musculares, ativando a circulação sanguínea. O sangue flui livremente pelos vasos evitando desta forma problemas de circulação.

Uma melhora no funcionamento de órgãos pode ser obtida através de uma pressão aplicada no ponto reflexo desejado, liberando bloqueios no fluxo de energia na sua zona respectiva. Através deste método é possível aliviar os mais variados males.

Para ir além: Redução de medidas

Os tipos de reflexologia

A Reflexologia é uma massagem que estimula os pontos reflexos presentes nos pés (reflexologia podal), mãos (reflexologia quirodal) ou orelhas (reflexologia auricular). Esses pontos estão ligados a certas partes do corpo, o que permite agir em áreas específicas.

Seja a Reflexologia nos pés, mãos ou ouvidos, o princípio básico permanece o mesmo. O objetivo é permitir a livre circulação de energia vital nos diferentes órgãos do corpo, mas também em todas as células vivas. A técnica é dividida em três vertentes, que correspondem à região que passará pela massagem:

Reflexologia podal: pontos específicos são estimulados nas plantas dos pés, o que proporciona relaxamento corporal, alívio de dores e melhora a circulação sanguínea.

Reflexologia facial: relaxa e tonifica os músculos da face, o que ajuda na circulação sanguínea e diminui o inchaço das pálpebras, contribui também no bom funcionando dos órgãos e articulações.

Reflexologia quirodal: as mãos relacionam-se diretamente com os pontos dos pés, o que ajuda no tratamento do corpo como um todo e promove relaxamento físico e mental.

Descubra: Benefícios da Drenagem Linfática

Os outros benefícios da Reflexologia

A Reflexologia oferece muitos benefícios, começando com o alívio de tensões e estresse, problemas inevitáveis do século XXI. Se você tem tendência a se sentir para baixo, saiba que a Reflexologia pode ajudá-lo, porque traz energia e dinamismo. Também ajuda a harmonizar as funções importantes do corpo que podem estar desequilibradas, em geral, a Reflexologia trata muitos problemas, ela também lhe permite sentir uma sensação de bem-estar, alívio e paz. Se você tem dúvidas sobre os benefícios da medicina natural, não hesite em experimentar uma sessão para avaliar sua eficácia.

A Reflexologia é uma técnica terapêutica, por isso precisa ser estudada e entendida, não invasiva e não medicamentosa, baseada no mecanismo das doenças (fisiopatologia) que tem por objetivo restabelecer o equilíbrio (homeostase) físico e emocional, do indivíduo, identificando, tratando e prevenindo distúrbios através de estímulos em terminações nervosas em pontos específicos nos pés.

A história da Reflexologia

Não somos médicos, e não temos o poder da cura, mas a Reflexologia trata as pessoas com os seus próprios recursos biológicos (neurológicos, endócrinos, estruturais), sem invasão (cirurgia, agulhas etc.) e sem medicação (alopática, fitoterápica etc.). Existem muitas técnicas e métodos de "massagem terapêutica", mas a Reflexologia (embora não seja considerada massagem) difere de todas elas porque não tem como principio o toque direto na área que precisa de cuidado, mas sim o toque nos pés que correspondem ao membro, região ou sistema afetado (terminações nervosas).

À primeira vista, pode parecer estranho, mas não é difícil de entender: a Reflexologia é baseada exatamente na representação dos pés como um microcosmo do corpo. Esse fenômeno também se manifesta na íris do olho, na orelha e nas mãos. No entanto, as áreas reflexas dos pés são mais específicas, por isso funcionam melhor para serem trabalhadas terapeuticamente.

A ideia de que cuidando de nossos pés podemos cuidar de nosso corpo inteiro por si só já é atraente, se lembrarmos de que o método dispensa a ingestão de qualquer espécie de remédio, a necessidade de se fazer exames ou testes, o uso de instrumentos e que nem mesmo chega a realizar uma intervenção direta na área afetada, a prática torna-se ainda mais impressionante. Para usufruir de todos os benefícios dessa terapia milenar, no entanto, é sempre mais indicado procurar um terapeuta especializado, além disso, a Reflexologia vai te ajudar a relaxar a mente, que é fundamental para se viver bem.

Conheça os detalhes da Reflexologia facial

Reflexologia Facial, o rosto possui inúmeras terminações nervosas e zonas reflexas que se comunicam com os órgãos internos, glândulas, sistema linfático, sistema circulatório e através do estímulo das terminações nervosas da face, ocorre o aumento da circulação sanguínea, regula-se a parte química do corpo e trata-se o estado emocional.

O fundamento da Reflexologia Facial é o estímulo das terminações nervosas, desencadeando reações físico-químicas em células nervosas e neurônios que fazem a condução elétrica do rosto ao cérebro referente aos órgãos relacionados, assim como a avaliação feita nos pés na Reflexologia Podal, na avaliação da face observa-se a cor, textura, linhas de expressão, sardas, manchas etc, e é possível identificar e tratar distúrbios de ordem física e emocional no indivíduo.

Reflexologia Facial identifica e trata distúrbios ligados aos órgãos correspondentes às terminações nervosas ligadas aos órgãos em questão, com abordagem física e emocional e psicossomática.

Saiba ainda: Treinamentos que podem reduzir muito a medida

A reflexologia corporal

Trata-se de uma técnica de estímulos em pontos reflexos, no corpo, porém não deve ser confundida com outros tipos de massagens como massagem relaxante, massagem modeladora, massagem terapêutica, shiatsu etc. Embora seja uma técnica pouco conhecida e divulgada aqui no Brasil, a ABR (Academia Brasileira de Reflexologia) estão estudando e aperfeiçoando cada dia mais essa técnica já experimentada por muitos clientes com excelentes resultados à sua saúde física e emocional.

A finalidade da Reflexologia é atuar com a prevenção e com o tratamento complementar de doenças e disfunções do organismo, através da pressão de zonas reflexas, a Reflexologia é indicada para tensões, dores musculares, dores de cabeça, ansiedade e fortalecimento do sistema imunológico.

Após as primeiras sessões de Reflexologia, já é possível sentir os efeitos positivos sobre o organismo, porém, são indicados, pelo menos, 10 sessões para atingir todos os benefícios da técnica, apesar de todos os benefícios, a Reflexologia deve ser sempre usada como um tratamento complementar à terapia médica.

A técnica nunca poderá substituir a medicina

Ainda que a Reflexologia seja indicada para todas as pessoas, independentemente da idade e do sexo, também existem algumas situações em que a técnica não é indicada. Pessoas que usam marca-passo não podem passar pela Reflexologia, pois como são estimulados pontos específicos que aceleram os batimentos, existe a chance de complicações, quem sofre de diabetes e não está com a glicemia controlada também é importante não realizar o procedimento, pois nesta patologia, costumam existir coágulos de sangue, que, caso sejam estimulados, podem causar a obstrução na corrente sanguínea.

Mesmo sendo uma terapia complementar, que não utiliza nenhum material invasivo, deve-se respeitar cada patologia e certificar-se de que alguns casos, como hipertensão e diabetes, estejam controlados. No caso da gestação, a aplicação só será executada com ordem médica.

Entre outros benefícios, a Reflexologia, busca o bem estar através de teorias holísticas. O termo “holístico” é derivado da palavra grega holos, que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como um todo, constituído de corpo, mente e alma, em Reflexologia, o tratamento de uma doença não se concentra especificamente nos sintomas apresentados pelo cliente, mas em encontrar a causa daquela patologia, de acordo com a medicina oriental, e holística, o não tratamento da causa de uma doença implica em alterações energéticas que se manifesta fisicamente. A aplicação da Reflexologia é feita através de uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na teoria de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo.

Quando conseguimos proporcionar, através da massagem o relaxamento corporal, se torna mais fácil, utilizando a Reflexologia e encontrar os pontos em que existem mais ou menos energias acumuladas. E assim, iniciar um bom tratamento, com a certeza de sucesso a ser alcançado. A responsabilidade do cliente jamais deve ser deixada de lado, assim como na medicina ocidental, se o doente não tomar o medicamento receitado, não encontrará cura, em Reflexologia, não se administram medicamentos, a mente é quem faz este papel, e acredite, seu poder de cura pode ser maior do que qualquer outro tipo de tratamento.

Ainda que o Reflexologista seja compreensivo, atencioso e dedicado ao bem-estar de seu cliente, nenhum terapeuta ou outra pessoa, poderá tomar a decisão de que a cura será alcançada. Se os Reflexologistas conscientizarem seu cliente da importância de se desenvolver o pensamento positivo e a força de vontade, já é um bom começo para se programar a mente a buscar a cura.

Reflexologia para o estresse

O stress do dia a dia, a falta de tempo para ouvirmos as necessidades de nosso organismo, muitas vezes nos leva a adiar os sintomas de uma doença, que vão se manifestando pouco a pouco, se prestarmos mais atenção na linguagem corporal, com certeza iremos conseguir identificar os sintomas de falência de energia de algum sistema orgânico, e desta forma procurar a solução antes que a doença atinja se desempenho natural somos uma máquina, como um carro em funcionamento, se uma parte não está funcionando adequadamente, o carro todo sofre e tem de ir para uma oficina receber uma regulagem.

A Reflexologia pode ser considerada o equivalente a essa regulagem, e como você não pode trocar o seu corpo por um novo, assim como faria com um carro, faz sentido tratar corretamente aquele que você tem, o Reflexologista não cura, somente o corpo é capaz de exercer essa função. Mas a Reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma área hiperativa, ou sendo inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Os sistemas corporais estão relacionados entre si, então qualquer desarmonia em um destes sistemas, irá alterar o coro por inteiro.

Porque uma disciplina de cunho Oriental dentro de um curso de graduação em estética?

A resposta é muito simples, porque o ser humano a ser tratado esteticamente antes de ser apenas um Ser físico, é também um Ser Energético, Psíquico e Espiritual (WOLFF, 2012). E as Terapias Orientais trabalham o Ser Humano nestes quatro âmbitos, preciso entender que o Ser humano quer na beleza estética e física aquilo que ele deseja ardentemente que seja por dentro também, ou seja, externar aquilo que o coração almeja que esteja em equilíbrio constante, A BELEZA.

As Terapias Complementares e Alternativas são recursos terapêuticos que visam aumentar a qualidade do tratamento de estética, são antes de tudo Terapia Completamente Natural. Elas atuam diretamente no organismo da pessoa respeitando tempo, limite e lugar. Ativam as estruturas do organismo de forma lenta, porém precisa, agem diretamente na causa.

A Reflexologia não poderia ser diferente, no mundo onde a correia reduz consideravelmente o nosso tempo, ser um profissional completo alavanca a carreira além de abrir portas e janelas para o maravilhoso mundo holístico, ou seja, o profissional graduado em estética passará a entender que o ser humano não é só físico e sim, se completa por emoções, energia e espiritualidade.

E ainda: Pilates contra a dor na lombar

Histórico da Reflexologia

Na antiguidade não existia a medicina convencional e as pessoas eram menos doentes, porque antes de tratarem uma determinada doença, elas a preveniam. O ser humano daquela época zelava pelo sentido da sua vida não só na razão, mas, nos sentidos e emoções, as emoções são fenômenos que envolvem o corpo, tanto na sua produção quanto na sua expressão.

A Reflexologia é uma terapia completa, porque além de tratar o corpo físico, trata-se também a autoestima do cliente e a abertura da sua consciência para que ele tenha noção de que tipo de complexo o ser humano é. Freud afirmou que, as pessoas criam sintomas no corpo em resposta a conflitos emocionais. Portanto 50% do resultado do tratamento dependem do cliente e do nível de abertura do mesmo.

Para entendermos melhor como age a Reflexologia no corpo humano se faz necessário revisarmos um pouco sobre o funcionamento do Sistema Nervoso, pois é ele que ajuda o organismo a perceber as variações e a gerar respostas adequadas para se manter o equilíbrio interno do corpo controlando funções orgânicas, o condicionamento físico, a integração ao meio ambiente e ao receber estímulos interpreta-os desencadeando respostas adequadas a eles e nos dá a ideia geral de quem somos.

O Objetivo da Reflexologia visa ajudar o corpo na sua auto cura e tratar a pessoa como um todo, corpo, mente e espírito, e não apenas suprimir os sintomas, mas tem a intenção de limitar os efeitos adversos de doenças ou desordens trabalhando com, e não contra a fisiologia. Tratando tais reflexos específicos, a Reflexologia pode ajudar a prevenir tanto um desequilíbrio mais grave que se manifesta como doença, quanto tratar um desequilíbrio existente, restaurando a saúde e a harmonia de ambos nessa parte específica do corpo ou ao corpo como um todo, os bons resultados obtidos com a Reflexologia são praticamente sem efeitos secundários, é por isso que a cada dia cresce mais o número de pessoas interessadas nesta terapia.

Constatamos anteriormente que a estimulação dos terminais nervosos tem uma influencia muito significativa no sistema nervoso e assim a Reflexologia nos ajuda na prevenção alguns tipos de desequilíbrios no organismo e caso ele se manifeste ela pode nos ajudar a reequilibrar, sem falar que a Reflexologia induz a um estado de profundo relaxamento e tantos outros benefícios.

Como a Reflexologia pode ajudar essas pessoas?

Em primeiro plano nota-se que o efeito de um tratamento de Reflexologia favorece a melhoria ou ao menos permite o acesso a uma melhor qualidade de vida.

Em segundo, notamos o plano mental, é notável uma maior flexibilidade e capacidade de aceitação, a pessoa se torna mais consciente de suas sensações, sentimentos, pensamentos e atos.

Por fim, a reflexologia é

Uma forma de tratamento terapêutico complementar/alternativo completamente natural, com um mecanismo de ação baseado no estímulo-resposta onde traz de volta o corpo ao seu estado de equilíbrio. Trata o ser humano como um todo, por isso se torna uma terapia integral, pois não interfere nos processos naturais de auto cura, seja ela física, energética, emocional ou espiritual. Seus efeitos mais imediatos é fazer com que o corpo retorne ao seu estado normal de homeostase, melhorando a circulação sanguínea, a eliminação de toxinas e proporcionando um relaxamento profundo e sensação de bem estar acentuados.

É importante que esta técnica seja ensinada nos cursos de graduação em estética. É importante que o esteticista se torne também um terapeuta completo, para que ele tenha consciência que o seu cliente é muito mais que um corpo físico, é também um ser que se completa de emoções, energia e espiritualidade.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Unidade Paraíso: Rua Osório Duque Estrada, 35 -  São Paulo
11 2386-9717 | WhatsApp 11 94048-3704
Unidade Moema: Avenida Divino Salvador, 669 - São Paulo
11 98827-7152
contato@omega4.com.br