Conheça a Massagem de Pedras Quentes

Conheça a Massagem de Pedras Quentes

A Massagem com Pedras Quentes, segundo registros, nasceu a mais de 3000 anos no Oriente, encontrada no livro amarelo escrito por um Imperador Chinês, para curar doenças e aliviar a ansiedade. Os monges tibetanos utilizam um cinturão de pedras quentes sobre o abdômen para proporcionar uma sensação de saciedade, diminuindo a fome, além de energizar o corpo, aliviar gastrites e controlar a ansiedade. Há muito tempo, o ser humano revela o seu interesse pela energia que as pedras envolvem.

Com uma rotina muitas vezes estressante, ter um momento de relaxamento é fundamental para reduzir a tensão e o estresse. É nesse momento que as clínicas estéticas e terapêuticas surgem como grandes aliadas, oferecendo tratamentos e Massagem com Pedras Quentes com o fim de proporcionar um momento de relaxamento ao corpo à mente.

Mais sobre a Terapia das Pedras Quentes

A Massagem das Pedras Quentes é uma massagem feita com pedras de basalto quentes em todo o corpo, inclusive rosto e cabeça, que ajuda a relaxar e a aliviar o estresse acumulado durante as tarefas diárias. Inicialmente é feita uma massagem em todo o corpo com bastante óleo e a seguir o terapeuta realiza também uma suave massagem com a pedra aquecida deixando-a pousada durante alguns minutos, em alguns pontos específicos do corpo, chamados de pontos-chave de acupressão.

A Massagem com Pedras Quentes une manobras de massoterapia com aplicação de termo terapia com o objetivo de proporcionar uma sensação de relaxamento e bem-estar, as pedras são colocadas ao longo dos chacras (canais por onde circula a energia vital, segundo a tradição indiana) para transmitir energia para todo o organismo, o método promete trazer benefícios para o corpo e para a mente.

Mas poucas técnicas são tão relaxantes quanto à Massagem com Pedras Quentes. Massagem com Pedras Quentes é um dos melhores métodos de relaxamento para pessoas que apresentam quadro de estresse, ansiedade e tensão muscular. Além disso, a Massagem com Pedras Quentes também pode ser destinada para tratar outros problemas, como, dores de cabeça e nas articulações, insônia, depressão e doenças circulatórias.

Quais são os procedimentos da Massagem com Pedras Quentes?

As pedras são aquecidas em um recipiente específico, atingindo uma temperatura agradável ao paciente, elas ficam dispostas sobre a coluna, abdômen, pés e mãos, enquanto a naturóloga faz movimentos de deslizamento, rotação e amassamento.

Quais são os benefícios da Massagem com Pedras Quentes?

Massagem com Pedras Quentes traz como benefícios o aumento da circulação sistêmica e local, melhora do retorno venoso, aumento do tônus muscular e diminuição da dor. Alivia o estresse e as tensões. A pessoa já sente um bom resultado na primeira sessão, porém, de acordo com o tempo e o grau da dor, é indicada de cinco a dez sessões, a sessão tem duração de 60 minutos a 90 minutos.

A Massagem com Pedras Quentes é recomendada, principalmente, para pessoas que sofrem os efeitos do estresse, por ser uma massagem extremamente relaxante, o indivíduo não sente dor, pois através da temperatura quente, os nódulos de tensão são dissolvidos mais facilmente.

Benefícios da Massagem com Pedras Quentes

Os benefícios da Massagem com Pedras Quentes incluem:

  • Aumento da circulação sanguínea local devido ao calor das pedras;
  • Relaxamento profundo porque o calor alcança as fibras mais profundas da musculatura;
  • Aumento da drenagem linfática;
  • Alívio de dores musculares;
  • Diminuição do estresse e tensões;
  • Aumento do bem-estar;
  • Prazer para o corpo devido ao aquecimento.
Saiba mais: Massagem aliada contra o estresse

A Massagem com Pedras Quentes tem a duração de em média de 90 minutos e é ideal para os dias mais frios do inverno.

Pedras de basalto com o relaxamento promovido pelo uso dos óleos aromáticos. As massagens realizadas com essas pedras podem ser aplicadas no corpo todo, inclusive no rosto e na cabeça, promovendo uma intensa sensação de relaxamento. Mas, você sabe como essa massagem é feita?

Como é uma sessão da Terapia das Pedras Quentes?

A primeira etapa do processo é realizar uma massagem por todo o corpo com óleos aromáticos, podendo variar entre os vegetais e os essenciais. Nesse primeiro momento, o foco é relaxar o corpo por meio do toque, a Massagem com Pedras Quentes de maneira geral têm como objetivo aliviar as tensões que enrijecem a musculatura.

Na sequência, o massoterapeuta deposita as pedras aquecidas (é utilizado um aquecedor próprio para essa finalidade) nos pontos conhecidos como pontos de acupressão, elas deverão permanecer nesses pontos por alguns minutos para promover o relaxamento, a duração de uma massagem ideal para quem sofre com o estresse, costuma ser de 1 hora por sessão.

Conheça mais sobre o preparo de Massagem com Pedras Quentes

Para fazer uma Massagem com Pedras Quentes deve-se:

  • Colocar 5 ou 6 pedras de basalto lisas dentro de uma panela com água;
  • Ferver a água com as pedras e depois deixar repousar até que a temperatura seja de 50 ºC;
  • Colocar uma pedra na mão para verificar a temperatura da pedra;
  • Fazer uma massagem com óleo de amêndoas doces;
  • Colocar as pedras nos pontos-chave de acupressão das costas durante 10 minutos;
  • A Massagem com Pedras Quentes deve ser feita por um profissional treinado para garantir melhores resultados.
Para ir além: O que é o Pilates e para que serve?

Como relacionar o estresse com as Pedras Quentes?

Então, está precisando de uma Massagem com Pedras Quentes, técnica que combina a massoterapia e a termoterapia (terapia realizada pelo calor). Dentre os benefícios, estão o relaxamento dos músculos, a ação analgésica e liberação de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar).

Veja ainda: Como tratar corretamente acne e cicatriz

A história da Massagem das Pedras Quentes

A técnica de Massagem ou Terapia das Pedras Quentes que combina a pressão do toque da massagem com o calor das pedras aquecidas remonta a milênios passados. Há registros do uso de massagens termo terápicas realizadas por curandeiros da antiguidade, como xamãs, povos orientais como os chineses (desde a dinastia Shang de 2000 a 1500 A.C.) e indígenas. Para se ter uma ideia, existe a menção de que essa técnica de Massagem com Pedras Quentes era utilizada pelo povo maia. Para a cultura ocidental moderna, a Massagem com Pedras Quentes é praticamente uma novidade, os primeiros registros do seu uso são do século passado nos Estados Unidos.

O efeito analgésico da Massagem das Pedras Quentes

O contato das pedras quentes com a pele faz com que o cérebro libere neurotransmissores com ação analgésica como endorfina e encefalinas. Essa massagem é indicada, inclusive, para o alívio de cólicas menstruais.

As Pedras Quentes gerando relaxamento total

Essa Massagem com pedras quentes oferece uma sensação de relaxamento pleno, pois o calor das pedras alcança as fibras mais profundas da musculatura. A Massagem com Pedras, quentes ou frias, é uma técnica milenar da medicina natural. Sua eficácia já foi comprovada garantindo novos espaços para esta poderosa terapia natural de cura, a temperatura é um elemento fundamental no processo deste tratamento e as pedras podem ser utilizadas, quentes ou frias.

Bastante popular em spas muitos profissionais já oferecem Massagem com Pedras Quentes associado a outras terapias como aroma terapia, drenagem linfática, cromoterapia entre outros.

Descrição biológica dos benefícios das Pedras Quentes

Estudos como o cristal terapia, por exemplo, possibilita uma atuação mais assertiva quando se trata de aplicações visando às propriedades energéticas dos cristais e exploram os benefícios das massagens com Pedras Quentes de forma ampla e focada na necessidade do paciente.

Ao usar o calor e frio da Massagem com Pedras Quentes simultaneamente ou de forma alternada, aumenta-se o fluxo sanguíneo, linfático e de outros fluídos corpóreos promovendo uma ótima terapia de desintoxicação, emagrecimento e desobstrução das vias energéticas.Esta ginástica vascular do sistema circulatório ajuda o organismo a recompor-se e as temperaturas contidas nas pedras somadas aos movimentos do profissional, provocam alternadamente respostas sedativas e energizantes no corpo. Quando o calor chega até os tecidos mais profundos, promovendo a vaso dilatação, passa a auxiliar na liberação de toxinas, que são destinadas aos órgãos de eliminação (pele, rins, pulmão e intestino grosso).

Os romanos, após os banhos quentes, deitavam sobre o mármore frio para reduzirem dores e relaxar. As Índias americanas colocavam pedras quentes sobre o ventre para aliviar as dores menstruais, e com esta mesma técnica os monges japoneses reduziam dores e gases intestinais.

O que muitas pessoas desconhecem acerca desta técnica de Massagem com Pedras Quentes é que, além das pedras quentes, também podem ser utilizadas pedras frias, com efeitos terapêuticos específicos. Em regiões e locais de muito calor, esta terapia é a mais adotada por sua ação refrescante e em várias partes do mundo existem relatos do uso de pedras frias para baixar a temperatura de uma febre corporal, colocando-as nas virilhas e axilas, e muitas destas técnicas foram utilizadas pelas mães, em desespero e preocupação com a febre alta de um filho, e quando fizeram isso, acredito, entraram em conexão direta com a Sabedoria Cósmica.

Além de tratar profundamente o organismo de forma natural, a ação das pedras quentes e frias atua sobre músculos, tendões, ligamentos e órgãos internos de uma maneira particular, possibilitando massagens profundas, sem as possíveis dores proporcionadas por massagens esportivas ou desportivas, listamos 10 dos principais benefícios da Massagem com Pedras quentes ou frias alternando-as.

Quando a Terapia das Pedras Quentes é indicada?

  • Indicada em tratamentos circulatórios e eliminação de hematomas;
  • Eficaz nos tratamentos de úlceras;
  • Auxilia nos processos de cólica menstrual;
  • Promove desintoxicação e perda de peso;
  • Reduz o estresse físico e emocional;
  • Ativa a energia vital diminuindo o cansaço;
  • Alivia dores musculares ou articulares;
  • Promove relaxamento;
  • Ajuda diminuir estados depressivos;
  • Auxilia em casos de insônia.
Descubra: Trate o corpo todo através dos pés

A técnica da Massagem com Pedras Quentes faz uso dos efeitos energéticos e vibratórios das propriedades de pedras vulcânicas a várias temperaturas, atua no plano físico, ao proporcionar o relaxamento e alívio de dores.

Reflete-se nos planos mental e espiritual ao acalmar a mente. Favorece o desbloqueio e livre circulação da energia do nosso corpo, além disso, tem um efeito desintoxicante e drenante nos tecidos devido à estimulação profunda que é feita ao metabolismo, assiste-se a um decréscimo nas dores e espasmos musculares e o equilíbrio dos chakras do corpo, em resumo, causa um profundo estado de relaxamento. É atualmente uma das mais famosas e procuradas, não só pela originalidade, mas pelos sentidos efeitos terapêuticos e lúdicos que proporciona.

A alta percentagem de ferro e magnésio torna as Massagens das Pedras Quentes extremamente fortes e densas, propriedade que lhes dá a capacidade de manter o calor por mais tempo que outras pedras.

Quais os tipos de pedras ou cristais podem ser utilizados na Massagem com pedras Quentes?

As pedras utilizadas originalmente são o basalto e o mármore, aplicadas quentes e frias, respectivamente. Entretanto há uma variedade de pedras que podem ser utilizadas na técnica, como por exemplo, a ágata calcedônia, feldspato, basalto amigdaloide e pedras plutônicas essas são pedras que contêm em seu interior substâncias térmicas, ou seja, substâncias que retém o calor por mais tempo.

A terra é uma equilibradora de elétrons, pois quando nosso organismo está com elétrons em excesso, a terra puxa o excedente, já quando estamos com uma carga pequena de elétrons, ela doa o que for necessário, sempre buscando equilibrar nosso sistema energético. Como a pedra pertence ao elemento terra, ela realiza a mesma troca, talvez não na mesma proporção, mas certamente com grande eficiência.

Entenda: Como funciona a Drenagem Linfática

A aplicação realizada apenas com pedras aquecidas é a mais utilizada no ocidente, em razão do relaxamento provocado, esta aplicação promove dilatação dos vasos sanguíneos, causando hiperemia local, nutrindo e oxigenando os tecidos, além de promover grande relaxamento muscular, o calor relaxa de forma muito eficaz a fibra muscular, portanto facilita o trabalho do profissional e alivia mais rapidamente o desconforto do cliente, há outro benefício muito profundo e eficiente que é a troca energética realizada entre a pedra e nosso organismo.

Sua aplicação é indicada nos casos de cansaço e tensão crônicos, estresse, insônia, dores de cabeça, estados depressivos, cólica menstrual e dores musculares, entre tantos outros problemas físicos e mentais.

Quando a Massagem com Pedras Quentes NÃO é recomendada?

Massagem com Pedras Quentes não é recomendada para pessoas que apresentam feridas abertas, doenças infecciosas na pele ou que seja propensa a coágulos sanguíneos, a Massagem com Pedras Quentes também não deve ser aplicada sobre regiões inflamadas, tumores malignos, hérnias de disco ou áreas com contusões e fraturas recentes. É importante saber também que pessoas que foram submetidas recentemente a cirurgias ou tratamentos de quimioterapia e radioterapia não devem realizar a Massagem com Pedras Quentes. Além disso, pessoas que possuem doenças do coração ou mulheres grávidas precisam consultar seu médico e verificar se há restrição a esse tipo de massagem.

Muitos são os terapeutas da atualidade que reivindicam para si a autoria e a criação do uso de massagem com pedras quentes, mas creio que todos são em parte co-criadores de manobras e normas formas de sua utilização, uma vez que na Antiguidade já era adotado o uso de pedras, desde a China, Japão, Índia e, mais recentemente, Havaí, Peru e Brasil, dentre outros países pelo mundo todo.

Algumas culturas utilizavam pedras aquecidas para aquecer as suas casas. Sua adoção, por seus poderes magnéticos e energéticos, combinados em uma terapia de massagem, muitas vezes aquecidas, revitalizam, e restauram vários sintomas, dores e desequilíbrios no corpo físico, esta terapia pode ser uma combinação de pedras quentes (podem ser de lavas basálticas, vulcânicas, ou pedras roladas de rios ou pedras frias de mármore, pedras semipreciosas, magnéticas, dentre outros tipos deste mineral, todas para massagear, ativar e relaxar pontos e zonas especiais).

Como a termoterapia funciona dentro desse tipo de massagem?

Nessa Massagem das Pedras Quentes a temperatura precisa ser adaptada ao interagente caso a caso, e as pedras que vão deslizando sobre os músculos liberam calor que relaxa ou o frio que estimula, despertando a energia vital interior, esta ginástica vascular do sistema circulatório ajuda o organismo a recompor-se e as pedras provocam alternadamente respostas sedativas e energizadoras do corpo.

Alguns chamam a técnica também de termoterapia, entretanto a melhor definição para esta é a aplicação de calor ou de frio sobre o corpo com a finalidade de mudar as respostas fisiológicas no organismo, as mais lisas são usadas para massagear o corpo e, apesar de estarem bem quentes, são suportáveis tanto para a quem aplica quanto para quem recebe a Massagem com Pedras quentes. Em um ambiente calmo, com luz baixa e música tranquila, a pessoa que recebe a terapia de Massagem com pedras quentes já começa a relaxar.

A Massagem com as Pedras Quentes é iniciada pelos pés, em seguida a terapeuta parte para as pernas, coxas, braços, barriga, face e, finalmente, cabeça, depois, com a pessoa deitada de bruços, a massagem é recomeçada nos pés, nas partes de trás das pernas, coxas e braços, no pescoço e nas costas, onde é finalizada. As temperaturas extremas quentes e frias e a energia dos cristais ajudarão a relaxar o interagente e melhorar seu estado de saúde.

A Terapia das Pedras Quentes ultrapassa a experiência física da massagem tradicional, alcançando dimensões mais profundas de relaxamento, saúde e bem-estar, criando uma linha positiva para a cadeia "Corpo - Mente - Espírito”. Registros da utilização da Massagem com Pedras Quentes em diversas culturas distintas e as bases dessa prática combina conhecimentos milenares de Cristal terapia, Geoterapia, Termo terapia e Massoterapia. Atualmente não existe bibliografia que trate da combinação de todas essas terapias, mas seus benefícios são amplamente comprovados por seus praticantes.

A Massagem com Pedras Quentes permite ao terapeuta trabalhar mais profundo no interagente com menor pressão por parte do terapeuta. Mesmo que haja hoje uma oferta e procura grande pela Massagem com Pedras Quentes, a técnica não é tão simples, a massagem deve ser aplicada com muito cuidado e atenção para que o cliente relaxe por completo, e para que ele finalmente sinta vontade de retornar ao espaço terapêutico para uma segunda sessão.

Efeitos da Massagem de Pedras Quentes na sociedade moderna

A Massagem com Pedras Quentes é hoje de muitas utilidades, e só quem recebe essa massagem pode descrever com precisão os seus benefícios práticos e é justamente nessa satisfação que os terapeutas confiam para quem não conhece a técnica ou permanece cético em relação aos benefícios da Massagem com Pedras Quentes, ouvir de uma pessoa que acabou de passar pelo procedimento é altamente persuasivo.

É também por isso que essa é uma das técnicas que mais cria certa fidelidade nos clientes, que pelo prazer e relaxamento da Massagem com Pedras Quentes voltam ao terapeuta para iniciar uma rotina de massagens terapêuticas, que certamente aumentará e muito a qualidade de vida dessa pessoa.

A Massagem com Pedras Quentes é hoje famosa entre aqueles que já são adeptos da terapia da massagem ou outras relacionadas, mas é quase desconhecida pela maioria das pessoas. O poder da massagem com Pedras Quentes sobre os receptores dos sentidos faz com que ocorra uma comunicação intercelular e reorganiza a conexão corpo e mente interno e externo, gera assim uma positiva influência no comando da saúde geral do organismo e seu padrão energético, dessa forma caminhamos na direção da harmonia do corpo como um todo e de nossas necessidades espirituais evolutivas.

Apenas a sensação de calor, proporcionada pelo contato entre as pedras e a pele provoca um profundo relaxamento. Então, receber uma Massagem com Pedras Quentes favorece nosso equilíbrio orgânico como um todo, e ainda promove grande sensação de bem estar. Experimente! E você, já fez uma Massagem das Pedras Quentes?

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Unidade Paraíso: Rua Osório Duque Estrada, 35 -  São Paulo
11 2386-9717 | WhatsApp 11 94048-3704
Unidade Moema: Avenida Divino Salvador, 669 - São Paulo
11 98827-7152
contato@omega4.com.br