Conheça a Drenagem Linfática

Conheça a Drenagem Linfática

A técnica de Drenagem Linfática foi desenvolvida no início do século passado para auxiliar na cura de enfermidades. Hoje, é presença obrigatória na rotina das mulheres.

Como surgiu a Drenagem Linfática?

O primeiro relato de utilização da técnica manual de Drenagem Linfática foi em 1892. Isso mesmo, “1892”, quando Winiwarter, um cirurgião austríaco iniciou a sua aplicação. Em 1936, o dinamarquês Emil Vodder e a esposa Estrid desenvolveram o estudo e a prática da drenagem linfática na Riviera Francesa. Observando os excelentes resultados obtidos através deste procedimento, o casal acabou criando um método mais abrangente e eficaz, que ainda hoje é utilizado por esteticistas do mundo todo e recomendado por cirurgiões e especialistas.

No Brasil, a divulgação do método se deu através de Waldtraud Ritter Winter, ex-aluna do Dr. Vodder, a técnica inicialmente utilizada somente para fins estéticos como forma de conter a obesidade e reduzir as medidas corporais atualmente é recomendada para tratar outros problemas como o inchaço durante a gestação e pós-parto e sintomas de retenção de líquido.

Mais sobre a Drenagem Linfática

Muita gente fala em procedimentos estéticos e sempre se escuta algo sobre essa massagem, mas antes de querer se jogar em todas as técnicas para se sentir mais saudável e bonita, é importante descobrir para o que de fato servem essas técnicas, a Drenagem Linfática é uma massagem com foco no sistema linfático, esse sistema do nosso corpo é uma rede complexa responsável pelo transporte de líquidos do corpo, o nosso corpo muitas vezes tem problemas nesse transporte e pode acontecer de ficar mais lento ou mais haver bloqueios.

A Drenagem Linfática atua solucionando esses problemas, pois tem o objetivo de estimular o sistema linfático, é uma massagem que deve ser feita com movimentos leves, não deve doer e nem causar hematomas. A Drenagem Linfática libera o caminho para a circulação da linfa e, assim, estimula a eliminação dos dejetos do organismo, eliminando os líquidos em excesso e melhorando a circulação. Este procedimento é uma técnica específica de massagem de Drenagem Linfática, caracterizada por manobras lentas e rítmicas, seus movimentos monótonos são sempre muito suaves, com toques leves do terapeuta em cima dos pontos onde se encontram os gânglios.

Muita gente mesmo assim ainda confunde esta técnica com massoterapia ou massagem modeladora, o objetivo principal da drenagem linfática é eliminar toxinas, que também auxiliam no tratamento estético, há ainda que desmitificar a chamada Drenagem Linfática estética, o objetivo das drenagens linfática é sempre desintoxicar e desinchar, portanto, não existe diferença entre o procedimento com fins estéticos ou com fins terapêuticos.

Há um padrão único de massagem, seja para auxiliar na redução de medidas, seja para incentivar a recuperação do pós-operatório, no caso do pós-operatório, a Drenagem Linfática deve ser iniciada quando o médico recomendar. Cada região do corpo pede movimentos diferentes, sempre terminando em algum gânglio linfático, nas pernas, os movimentos são ascendentes, na barriga o movimento deve ser feito até a virilha, já nos braços e tórax, os movimentos vão a caminho das axilas.

Indivíduos normais que adotam hábitos de vida que dificultam a circulação linfática e levam a essa retenção. Por exemplo, permanecer por longos períodos parado em uma só posição faz com que a linfa tenha a tendência a se acumular nos pés, por influência da gravidade, causando inchaço, acompanhado da maior concentração de impurezas.

Os benefícios da Drenagem Linfática

Apresenta uma melhora das taxas hormonais. As mulheres costumam passar por quedas das taxas hormonais em vários momentos da vida, como menstruação, gestação e menopausa, trabalhando a circulação sanguínea por meio da Drenagem Linfática, é possível normalizar essas taxas hormonais, melhorando o bem-estar e ganhando mais saúde. Mas engana-se quem pensa que o procedimento é usado apenas para tratamentos estéticos ou o pós-operatório de cirurgias plásticas, estudos comprovam que o procedimento também é de grande eficácia para amenizar as alterações funcionais causadas pelo mau funcionamento do sistema linfático, uma destas alterações é o linfedema, patologia caracterizada por dores, inchaços e deformações nas regiões faciais e do pescoço.

Muitos são os benefícios ela elimina excesso de líquido e toxinas, como essa massagem trabalha os linfonodos, ela elimina as toxinas e líquido acumulado, melhora o aspecto da celulite, não vai ser um milagre e não vai acabar com o problema totalmente, mas pode reduzir bastante à celulite e melhora sim o aspecto da pele, pode ser legal aliar a exercícios físicos e melhor alimentação para melhores resultados.

Combate inchaço, como ela elimina líquido ela também combate o inchaço que pode aparecer por diversos motivos, muitas vezes aquele quilinho que você quer perder era líquido em excesso e a drenagem linfática pode ajudar. A drenagem Linfática é relaxante por ser uma massagem leve, sem movimentos fortes, ela ainda é relaxante e pode ser boa para aliviar estresse e melhora muito a circulação.

Como a Drenagem Linfática ajuda no transporte de líquidos no corpo, ela pode melhorar a circulação sanguínea e assim até reduzir dores nas pernas, ela estimula o sistema imunológico. A Drenagem Linfática ajuda também a melhorar o sistema imunológico, aquele responsável pelas defesas do nosso organismo, assim ele também ajuda a reduzir sintomas da TPM, acne e depressão. A Drenagem Linfática estimula os líquidos a fluírem melhor, impedindo seu acúmulo nas células, durante o processo de nutrição celular, o sangue leva as vitaminas e nutrientes para os tecidos, enquanto o sistema venoso é o responsável por retirar as impurezas. A célula descarta os excedentes, toxinas e detritos, para um espaço extracelular por onde circula um líquido chamado linfa, é nesse meio que atua o grande auxiliar do sistema venoso, o sistema linfático, ele tem a função de eliminar essas impurezas rejeitadas pela célula, acumulando, também, um importante papel imunológico.

Problemas no sistema linfático causam o acúmulo de líquido e, quanto maior o excesso, mais viscoso ele fica e pior ele flui, como consequência, os tecidos ao redor inflamam, causando problemas como a celulite, além de inchaço e varizes.

A Drenagem Linfática pode ser combinada com outros procedimentos estéticos para potencializar o tratamento

Relaxamento corporal auxilia na eliminação do excesso de hormônios adrenais (relacionados ao estresse), além de evolver movimentos leves, contínuos e relaxantes.

Nenhum procedimento tem bons resultados se realizado sozinho, em especial a Drenagem Linfática, que funciona como um processo de desintoxicação, uma forma de potencializar seus benefícios é manter cuidados com a alimentação e praticar exercícios com profissionais adequados.

Os linfonodos, rede de dutos responsável pela "limpeza" da linfa, localizam-se nas articulações justamente para que o corpo faça a drenagem enquanto se movimenta o que coloca o sedentarismo entre as principais causas de problemas circulatórios, por ficarmos sentados ou de pé durante muito tempo, os membros inferiores são os mais prejudicados. Macromoléculas como a gordura também são colocadas para fora durante a Drenagem Linfática, o que faz com que muitos pensem, erroneamente, que a técnica queima calorias, ela é capaz apenas de remodelar, já que melhora a circulação, retirando o inchaço.

É fundamental tomar bastante água antes da sessão e é normal e necessário que se saia dela com muita vontade de urinar, a respiração do cliente deve receber atenção extra, já que o diafragma estimula os linfonodos e tem um importante papel durante a massagem de Drenagem Linfática.

Outro dos benefícios da drenagem manual é o tato, através dele, é possível sentir os pontos com um acúmulo maior de líquidos.

Drenagem Linfática Facial

A Drenagem Linfática facial, além de ser mais rápida, pode ser associada a vários procedimentos de revitalização e rejuvenescimento, já que deixa a pele mais receptiva à absorção de produtos, no pós-operatório de rinoplastia, blefaroplastia e lifting facial, retira o edema e acelera a cicatrização, quem tem olheiras ou bolsas formadas por inchaço, e não gordura, a drenagem facial traz muitos benefícios, ajuda a tirar algumas manchas, a rejuvenescer, modela o rosto, tira as olheiras, as marcas de expressão e as papadas, previne rugas e a flacidez, é um tratamento eficaz, se for feito uma hora por semana.

Drenagem Linfática feita durante a gestação que não tem alterações, como pré-eclâmpsia, é totalmente bem-vinda, algumas gestantes só conseguem dormir bem no dia em que fazem drenagem, elas chegam com o sapato apertado e sai com ele frouxo depois de uma boa massagem, a prática também prepara a pele para as alterações promovidas pela gravidez, evitando flacidez e estrias, as varizes e estrias adquiridas durante a gravidez são exceção à regra, podem ser revertidas apenas com Drenagem Linfática, sem necessidade de outro procedimento estético, além disso, a drenagem no período pós-parto auxilia na recuperação da forma física.

O inchaço é um problema comum na gravidez e a Drenagem Linfática é perfeita para reduzir esse incômodo, pode ajudar a prevenir a celulite e as estrias, e diminuir bastante o inchaço corporal ao final do dia, normalmente a gestante pode iniciar a drenagem a partir do terceiro mês de gestação, com consentimento médico, mas o procedimento deve ser realizado por profissionais capacitados.

Quais são as contraindicações da Drenagem Linfática?

Quem possui problemas renais, insuficiência cardíaca, trombose venosa profunda, tuberculose, patologias malignas, infecções agudas ou hipertensão arterial não controlada (sem medicamentos) não pode realizar o tratamento, bem como gestantes com pré-eclâmpsia. E a boa notícia é que diversos tipos de drenagem linfática estão aí para ajudá-las nessa missão, reduz as toxinas e o acúmulo de líquidos localizados entre as células de gordura, além de eliminar o terrível aspecto “casca de laranja”, enfim, a pele fica muito mais macia.

O Turbodreno é um dos melhores tipos de Drenagem Linfática, muito diferente dos métodos tradicionais, essa técnica está associada com a massagem modeladora e trabalha fortemente os dois sistemas circulatórios do corpo o sanguíneo e o linfático. Seu resultado se dá pela alta capacidade da junção dessas manobras, ele pode ser notado imediatamente após a realização do procedimento e também nas horas seguintes, portanto, é muito mais efetivo que os métodos mais comuns, vale ressaltar que o turbodreno é a melhor opção entre todos.

Veja também: 10 dicas para eliminar a celulite

Drenagem Linfática com ventosaterapia

Baseado na tradicional medicina chinesa, esse tratamento é indicado para reduzir medidas, tratar tensões e diminuir o inchaço pós-operatório, também favorece a limpeza corporal, elimina a toxidade, regula o PH do sangue e traz um efeito reflexo quando aplicado nos pontos de acupuntura, atua por meio de pequenas ventosas que formam um vácuo na pele, a ação faz as toxinas mais profundas se direcionarem para a superfície e serem eliminadas em grande quantidade, para um resultado satisfatório, são recomendadas, pelo menos, dez sessões desse procedimento.

Drenagem Linfática com bambuterapia

Também conhecido como bambu terapia, esse tipo de drenagem corporal é extremamente relaxante e, por esse motivo, tem sido muito procurado nos últimos anos, é uma massagem realizada com o auxílio de bambus de tamanhos variados, preparados especialmente para esses movimentos, a dureza da fibra do bambu consegue realizar a drenagem e, ao mesmo tempo, uma grande ação muscular pontual, não apenas provoca uma intensa sensação de bem-estar, como também combate o estresse e a flacidez corporal.

Os mais profundos benefícios da Drenagem Linfática da Omega4

O poder da Drenagem Linfática para desintoxicar e melhorar a sua vida, ela ensina que mais do que massagem, a Drenagem Linfática é remédio para muita coisa, o sistema linfático é fundamental para nossa vida, é ele que trabalha junto com a circulação sanguínea para retirar as toxinas de todo o corpo e produzir linfócitos para a defesa do nosso organismo.

A drenagem é recomendada para os homens também, já que todos nós temos sistema linfático.

Drenagem Linfática aliada com massagem modeladora, à união das duas apresenta o resultado perfeito vale ressaltar.

Saiba além: 6 tratamentos estéticos contra a flacidez

O sistema linfático não foi preparado para o estresse do mundo moderno, ele não consegue eliminar toda a carga de toxinas e fica lento, precisamos receber uma drenagem manual regularmente para prevenir doenças e nos manter saudáveis.A técnica de massagem que tem como objetivo estimular o sistema linfático se popularizou no Brasil pelos benefícios que prometem trazer para o corpo humano, criada em 1932 por um massoterapeuta norueguês com objetivo de tratar doenças crônicas em vias respiratórias, a drenagem linfática é indicada hoje para diversos outros tipos de tratamentos. Como já foi dito, os vasos linfáticos são encontrados em todo o corpo humano, porém, não são todas as áreas em que as linfas podem ser sentidas.

Por isso, a Drenagem Linfática funciona melhor se realizada em algumas regiões estratégicas, as áreas mais comuns são virilha, axila, pescoço (cada lado possui uma cadeia de linfas diferente), abaixo da mandíbula, abaixo do queixo, atrás das orelhas, região posterior da cabeça, entre outras.

Apesar de não haver nenhuma comprovação científica de que a drenagem linfática elimine gordura do corpo, o procedimento ajuda consideravelmente no processo de emagrecimento. Isso porque as áreas que retém líquido incham, aumentando a circunferência na região da barriga e quadril, quando o líquido é incentivado a circular pelo sangue, automaticamente, a circunferência diminui de tamanho.

A Drenagem Linfática também pode ser para trazer resultados satisfatórios, além de evitar complicações e aliviar utilizada como forma de complemento a tratamentos cirúrgicos, a associação da massagem no pós-operatório da mamoplastia redutora, é extremamente importante possíveis dores. Isso porque a técnica permite que haja diminuição de edemas e aderências musculares, também é ótima em auxiliar na cicatrização.

Ingerir bastante água antes e depois do procedimento de drenagem linfática potencializa consideravelmente o resultado da massagem, porque o líquido ajuda na liberação das toxinas, eliminando-as de maneira mais rápida.

O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxando o corpo e aumentando o metabolismo do local tratado, com isso, o transporte de gordura principalmente na forma de triglicerídeos e vitaminas que é feito pela linfa do intestino desemboca no fígado, é metabolizado e enviado ao sistema circulatório de maneira balanceada, deste modo, quando há uma melhora da circulação da linfa há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, é um tratamento que deve ser feito de forma frequente para ter bons resultados, a repetição regular é importante porque quando se deixa de fazer a Drenagem Linfática o inchaço volta.

Aliar a Drenagem Linfática a uma alimentação balanceada e saudável promove maiores resultados, reduzir a quantidade de sódio (contido no sal, em alimentos industrializados, nos doces, biscoitos recheados, sucos em pó e refrigerantes) ajuda muito a diminuir a retenção de líquidos. Inclua mais fibras na sua alimentação, pois isso melhora o funcionamento do intestino favorecendo a diminuição na retenção de líquidos.

E ainda, por mais que pareça irônico, quanto mais líquido saudável você ingerir (água, sucos naturais, chás) menos retenção você terá! Pois o nosso corpo tem um equilíbrio muito grande com a água e quanto menos ela estiver presente no corpo, mais ela ficará retida, favorecendo a retenção de mais toxinas também. Para eliminar gordura e emagrecer, temos de estimular as reações químicas do nosso organismo a transformá-las em glicose para suprir as necessidades calóricas do corpo, o que a Drenagem Linfática faz é diminuir a retenção de líquido em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote. Para emagrecer, é necessário reeducação alimentar e prática de exercícios físicos, a Drenagem Linfática auxilia e complementa o tratamento.

A Drenagem Linfática manual é indicada para um sem número de situações, assim como para desintoxicar o organismo, eliminar o excesso de líquidos, ativar o sistema imunológico, melhorar a oxigenação e nutrição celular e atuar como analgésico. Mas ela também pode ser indicada para casos específicos como celulite, acne, linfedemas (edemas ou inchaços) e também como tratamento complementar às cirurgias, principalmente as plásticas, como a abdominoplastia, lipoaspiração, implante de prótese de mama.

O ambiente e a segurança durante a massagem de Drenagem Linfática são dois aspectos a serem considerados, cabendo ao terapeuta responsabilizar-se por eles, quanto ao ambiente, não são necessárias grandes estruturas materiais, pois apenas um ambiente leve, completamente higiênico com som ambiente e uma maca é suficiente. A sala de massagem deve ser aconchegante, fazendo com que o paciente se sinta bem, é preferível evitar ao máximo que sua sala tenha aparência de hospital ou clínica que, de forma geral, deixam o paciente tenso.

Hoje, está comprovada a eficiência dessa terapia na recuperação clínica e estética dos pacientes. A Drenagem Linfática traz inúmeros benefícios a pacientes que portam diversas doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, traumatologia, dermatologia, cirurgia plástica entre vários outros, benefícios é o que não falta em uma boa drenagem Linfática.

Tem muitos profissionais qualificados e bem preparados no mercado, mas há também uma leva de gente que se aproveita da onda da Drenagem Linfática, usando o nome como, feita de modo errado, a Drenagem Linfática manual pode trazer sérias complicações ao paciente e até causar lesões graves e fatais, como fraturas ósseas, dores, micro varizes, manchas, piora da flacidez e da celulite e trombose.

Outras curiosidades da Drenagem Linfática

Uma drenagem feita de forma errada pode romper o linfonodo ou suas valvas, o que pode levar a consequências mais sérias, se não for feita uma cirurgia a tempo. Por isso é muito importante um tratamento com um profissional especializado!

Sendo essa uma técnica de massagem manual, na Drenagem Linfática podem-se utilizar recursos como creme, pó, óleo ou gel para facilitar o deslizamento, ou apenas o toque da mão feito diretamente na pele, deve-se ter o cuidado de realizá-la de maneira lenta, rítmica e delicada, para que os objetivos possam ser alcançados com maior eficácia, ao final, a principal característica observada ao final da drenagem é a eliminação acentuada através da diurese, melhora na função intestinal e principalmente a redução do edema local.

E para finalizar, pratique atividades físicas regularmente, no caso da Drenagem Linfática, o exercício físico aumenta a oxigenação do corpo, o que favorece a ação da sua própria drenagem linfática natural. Um profissional competente e especializado para realizar esse procedimento e estar ciente de que ele não faz milagres sozinho, se você combiná-lo com exercícios físicos e uma reeducação alimentar, os efeitos positivos serão muito melhores. Seu corpo agradece!

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Unidade Paraíso: Rua Osório Duque Estrada, 35 -  São Paulo
11 2386-9717 | WhatsApp 11 94048-3704
Unidade Moema: Avenida Divino Salvador, 669 - São Paulo
11 98827-7152
contato@omega4.com.br