Aula de Pilates para iniciantes

Você quer saber mais sobre as Aulas de Pilates para Iniciantes? Fizemos este artigo completo para te explicar cada detalhe de como é o processo!

Aula de Pilates para iniciantes

Aula de Pilates para Iniciantes

Aula de Pilates para iniciantes: Em um mundo estressante e tão apressado como o que vivemos, a atividade física é algo fundamental. Ela nos ajuda a relaxar, é um meio de conhecer outras pessoas e gera adrenalina no nosso corpo. Os exercícios de Pilates para iniciantes são muito recomendados para isso, porque conseguem trazer benefícios para o nosso corpo.

O crescimento no mercado do Pilates aumentou nos últimos anos. Se antes a tendência era a busca por um corpo perfeito e malhado, resultado de horas na academia, atualmente a demanda no mercado é por uma atividade que forneça ao corpo o equilíbrio entre o físico e o mental.

Devido a esse crescimento, muitos alunos que buscam o Pilates para iniciantes, muitas vezes indicados por seus amigos, desconhecem como se dá a prática do Método. Para você, profissional, é importante ter ciência, desde o primeiro dia do aluno em seu Estúdio, de quais são os objetivos do mesmo ao buscar o Pilates. Pois só assim será possível adequar o atendimento daquele cliente às necessidades que ele possui.

No texto de hoje vamos falar sobre o Pilates para iniciantes e como abordar um novo aluno desde o primeiro atendimento para que você possa ter mais habilidades para engajá-los desde o primeiro contato.

Quer conhecer os principais benefícios do Pilates?

O que o aluno iniciante precisa saber sobre a Aula de Pilates?

A Aula de Pilates para iniciantes se difere das outras práticas devido aos seus princípios. Sendo assim, para que o aluno entenda a diferença entre o Pilates e as outras atividades, é necessário que o profissional explique para o aluno quais são os princípios e porque eles são necessários durante a prática.

A Aula de Pilates para iniciantes sem adoção dos princípios cunhados por Joseph não é Pilates, é apenas mais uma atividade física ou tratamento fisioterápico que resulta em fortalecimento e em alongamento. Uma boa opção é explicar para os clientes sobre qual a função de cada um dos princípios durante o primeiro atendimento do Pilates para iniciantes, pois quando o cliente entende o motivo da aplicação de cada princípio, fica mais fácil para ele adotá-los durante os exercícios.

Explique a Aula de Pilates para iniciantes: O objetivo não é apenas tonificar alguns músculos e descuidar de outros, nem apenas emagrecer, e sim ter um corpo harmonioso e flexível. Além disso, o método ajudara a melhorar as dores no corpo e melhorar a postura.

Aula de Pilates para iniciantes: atendimentos

Você pode dizer ao seu aluno que o Pilates é um método que irá se adequar às necessidades de cada um dos alunos, independente da sua capacidade física. Que através dos atendimentos o mesmo estará trabalhando não somente seus músculos, mas também a sua mente, pois o Método adota a integração de ambas as áreas. É necessário explicar para seu aluno sobre quais são os resultados que o Pilates pode proporcionar para ele.

Aula de Pilates: Exercícios de Pilates!

Flexibilidade

Para muitos, tocar o chão com as pontas dos dedos das mãos sem flexionar os joelhos pode ser uma tarefa complicada. Porém, existem formas de alongar o corpo e tornar esse desafio mais fácil, como os exercícios de Pilates, por exemplo. Pesquisas publicadas pela Academia Americana de Medicina Física e no Jornal Asiático de Medicina sugerem que a Aula de Pilates para iniciantes estimula o alongamento dos músculos, melhora a flexibilidade, aumenta o controle motor e previne lesões musculares.

A flexibilidade é definida como a amplitude de movimento que uma parte do corpo pode atingir. Após frequentarem diversas aulas de Pilates para iniciantes, os participantes do estudo da Academia Americana de Medicina Física e Reabilitação, conseguiram descer os dedos das mãos cerca de quatro centímetros mais próximos do chão do que no início da pesquisa. O estudo teve duração de seis meses.

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Como o aumento da flexibilidade, da força muscular, diminuição de dores (principalmente crônicas), melhora da postura, enrijecimento dos músculos. Além disso, é importante também que você converse com seu aluno sobre quais são os resultados que ele não conseguirá atingir apenas com a prática do Pilates para iniciantes, como o emagrecimento rápido e a hipertrofia muscular, por exemplo.

Coordenação motora

Os estudos analisados apontaram outros benefícios trazidos pela aula de Pilates para iniciantes. Isso porque se acredita que a técnica possa estimular a concentração, pois exige que os participantes tenham atenção aos movimentos realizados. Além disso, a prática também contribui para o aumento da precisão dos movimentos, o que beneficia a coordenação motora. Ou seja, os participantes criam maior consciência sobre o seu corpo e suas ações passam a ser mais precisas e fluídas.

A explanação destas informações instigará mais confiança no seu aluno em relação a você e ao seu estúdio, sendo assim, não se esqueça de deixar claro estas informações nos primeiros atendimentos.

Principais dúvidas de um aluno na Aula de Pilates para Iniciantes.

Por ser um método criado na década de 20, ou seja, relativamente novo, muitas dúvidas ainda giram em torno de sua prática, sendo assim, neste tópico iremos discorrer sobre as principais delas.

Pilates Emagrece?

Essa, na prática, é a pergunta mais feita. “Ouvi falar que Pilates emagrece, Mas, emagrece mesmo?” É muito importante responder esta questão da forma adequada, visto que ainda não existem estudos científicos que comprovam que a prática do Pilates sozinha resulta em emagrecimento. O Pilates auxilia na perda de medidas, devido à readequação postural. Um músculo flácido e mal posicionado “ocupa mais espaço” do que um músculo com trofismo adequado. Mas ainda não existe comprovação científica que o emagrecimento em si, ou seja, diminuição do tecido adiposo possa ocorrer de forma efetiva apenas com a prática do Pilates.

Desta forma, caso seu aluno tenha como objetivo o emagrecimento e queira iniciar a prática do Pilates para iniciantes, o mais sensato é indicar que ele complemente o Pilates com a um acompanhamento nutricional e alguma atividade física aeróbia, por exemplo, ok?

Quer saber mais sobre o assunto? Pilates emagrece!

Idosos, eles também podem fazer Pilates?

Claro! Por ser um método que é adaptado para as individualidades de cada aluno, o Pilates pode ser uma ótima opção para a prevenção de quedas e tratamento de dores crônicas nos idosos. Os riscos de queda durante a prática do Pilates para iniciantes podem ser considerados menores que os riscos de queda na residência do idoso, pois durante a prática o profissional estará próximo do idoso, diminuindo assim consideravelmente o risco de acidentes.

Atendimentos por semana também dão resultados?

Essa também é outra pergunta muito comum quando apresentamos o plano de atendimento para os alunos. Isso geralmente porque muitos estavam acostumados a frequentar a academia, no mínimo, cinco vezes na semana, ou a fazer caminhada nessa mesma frequência. E aí eles chegam ao estúdio e se deparam com essa nova realidade de atendimentos no Pilates para iniciantes.

Para explicar para o seu aluno que o atendimento a uma frequência semanal de duas vezes dá resultados significativos pode-se usar exemplos de outros alunos com os mesmos objetivos que os dele e que atingiram resultados satisfatórios. Se o aluno quer fazer o Pilates devido a um desgaste na articulação do joelho, por exemplo, você pode mencionar outros alunos que também tem o mesmo quadro clínico e citar quais foram os benefícios atingidos pelo mesmo ao praticar o Pilates duas vezes na semana.

Por que Pilates faz bem tão para a Coluna?

Por ser um método que trabalha o corpo de forma global, o Pilates tem um ótimo resultado para as dores crônicas, principalmente para aquelas relacionadas à coluna vertebral. Ao trabalharmos todos os planos de movimento, estamos incentivando, principalmente aqueles clientes que apresentam cinesiofobia, a “reacostumar-se” com o movimento no Pilates para iniciantes. Ou seja, o aluno estará sendo preparado no estúdio para realizar as suas atividades diárias com menos receio.

Eu tenho Dor na Coluna, só posso fazer Pilates?

Não é raro que os alunos que sofrem de dor lombar, principalmente crônica, iniciem o Pilates devido à indicação médica. E são justamente estes pacientes que fazem este tipo de questionamento. Não existe na literatura científica nenhum estudo que comprove a supremacia do Pilates em relação às outras intervenções.

Mas, uma revisão sistemática feita em 2005, por Hayden e colaboradores, afirmou que exercícios que abordam o alongamento e o fortalecimento muscular têm melhores resultados em pacientes que sofriam de dor lombar crônica. Sendo assim, não é correto dizer para o aluno que “ele só pode fazer Pilates”, mas caso ele queira realizar também outra atividade paralela ao Pilates para iniciantes ele pode e deve ser incentivado, pois dessa forma ele poderá ter seus resultados potencializados.

Por que tenho que seguir a respiração do Pilates?

Não só a respiração, mas todos os princípios são importantes. O Pilates tem um ótimo resultado no tratamento de diversas patologias, mas que devem ser seguidos seus princípios básicos. Através da respiração do Método Pilates para iniciantes é possível que o aluno tenha uma melhor integração entre seu corpo e sua mente, auxiliando na fluidez do movimento e na ativação do centro, devido à fase ativa da expiração.

A maior ativação do centro através da expiração ativa leva ao fortalecimento do Powerhouse e à prevenção de lesões distais decorrentes da falta de estabilização central. Ao executar os exercícios seguindo a respiração no Pilates para iniciantes, o paciente estará estimulando uma maior concentração, pois dessa forma sua atenção deverá se manter voltada para a atividade que ele está executando.

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