Pilates para Respiração

Respirar corretamente é fundamental

Quando a respiração é corrigida todo o sistema imunológico do corpo é fortificado e funcionará de forma mais aprimorada, assim evitando e enfrentando as doenças, bactérias e corpos estranhos que podem surgir. Por exemplo, as doenças respiratórias, que são bastante corriqueiras durante o inverno, enxaquecas, má digestão e as gastrites nervosas. Todas essas patologias e entre outras estão relacionadas com uma baixa imunidade, com uma certa dificuldade no trabalho do sistema imunológico.

Por isso, ele deve estar sempre em bom funcionamento, assim os processos de eliminação de toxinas do corpo são otimizados, as ações de fagocitose das células de defesa (eliminação de patogênicos), as funções vitais do corpo são melhoradas, a energia corporal aumenta e entre outros benefícios. Assim o corpo e a mente são equilibrados e melhorados, proporcionando uma melhor saúde e bem estar.

Uma respiração adequada também está relacionada com a mente e o emocional. Com seu controle têm-se um maior controle das emoções, equilíbrio nos comportamentos e reações, melhora da postura e de diversos sistemas do corpo.

Para Inelia Garcia, diretoria do The Pilates Studio® Brasil: “Respiração, emoção e mudança de comportamento estão muito relacionados e, por este motivo, Joseph Pilates dava muita ênfase a ter um controle da respiração para poder desacelerar a nossa mente, controlando nossas atitudes e ações.”

Ainda mais, relembra Inelia: “Para Joseph Pilates, era vital saber como respirar. Cada exercício tem seu próprio padrão de respiração, que varia de acordo com os músculos que está focalizando. Então, para a maioria dos exercícios, a regra é inspirar antes do início do movimento e expirar durante. Não segure a respiração, que pode estressar o coração e levar a complicações posteriores”.

pilates-para-respiracao
Pilates para respiração. (Foto: Divulgação)

Pilates para Respiração

A respiração é um fator essencial para a vida. Por isso é um fator que deve ser sempre bem explorado para sua correção e assim bem estar da vida. Uma respiração eficiente é fundamental para uma qualidade de vida melhor, e a grande técnica que contribui para isso é o Método Pilates.

Quem já pratica o Método Pilates certamente já escutou inúmeras vezes o instrutor orientando sobre a respiração correta durante a prática das séries de exercícios. Todos os profissionais do Método Pilates são especializados fazem cursos e workshops onde aprendem e ressaltam sobre a importância da respiração no Método Pilates.

Segundo o criador do Método Pilates, Joseph Pilates: “Respirar é o primeiro e último ato da vida. Nossa vida depende disso. Visto que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável contemplar os milhões e milhões que nunca aprenderam a dominar a arte de respirar corretamente.”

Estresses e aflições diárias podem gerar uma diminuição dos ciclos respiratórios sem você nem perceber, assim prejudicando sua saúde. Todavia, quando os pulmões são carregados pelo oxigênio, eles concedem a oxigenação para todas as células corporais, sendo transportado o oxigênio pela hemoglobina por toda a corrente sanguínea.

Conforme Joseph Pilates ressalta, o motivo do Método Pilates prover uma oxigenação completa e plena pelas células de todo o corpo pode assim ajudar para a cura e melhora de algumas doenças e lesões. Tendo em vista, que a oxigenação correta dos tecidos é fundamental para sua regeneração, imunidade e consequentemente saúde.

Solicitar mais informações
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Unidade Paraíso: Rua Osório Duque Estrada, 35 -  São Paulo
11 93778-6596 | WhatsApp 11 94048-3704
Unidade Moema: Avenida Divino Salvador, 669 - São Paulo
WhatsApp 11 99230-4685
contato@omega4.com.br