O homem, a partir do momento histórico em que se caracterizou como o único animal bípede do planeta, enfrenta vários desafios complexos em relação a musculatura e a posição da coluna vertebral. Desde o equilíbrio até a dificuldade para nos mantermos na postura ortostática, esses desafios nos possibilitaram a evoluir como espécie e, por conta de uma posição tão específica e bípede, conseguimos realizar praticamente todos os feitos até age.
Nos dias atuais, temos perdido o conhecimento da importância da postura, tornando-se cada vez mais difícil para nós, desde crianças até idosos, assumir uma boa postura. Observamos que a tecnologia nos trouxe maior economia no gasto de energia, mas, por outro lado, muitas compensações que geram desequilíbrios. Quantas crianças sentam de forma inadequada na mesa da escola, ficando horas de frente para o professor, estudando nessas posições que podem vir a causar futuras lesões?
Todos esses fatos da modernidade foram observados pelo mestre genial Joseph Pilates, em seu livro que possui o título “YOUR HEALTH”. Logo abaixo do título, o autor e mestre coloca: Prof. Pilates’ Health Studios – Where flat feet, curvature of the spine, protruding stomach, stooped-shoulders, hollow chest, hollow back, bow legs and Knocked-kneed conditions are cured through corrective exercises.
Na tradução livre: Estúdio de Saúde do Prof. Pilates - Onde pé chato, curvaturas da coluna, abdômen protruso, ombros para frente, peito para baixo, costas para baixo, pernas arqueadas e joelhos bloqueados são curados através de exercícios corretivos.
Boa postura é o estado de equilíbrio muscular e esquelético que consegue proteger as estruturas de sustentação do corpo contra possíveis lesões ou deformidades progressivas, independente da atitude, na qual as estruturas estão trabalhando ou repousando.
Nessas condições, os músculos funcionam de forma muito mais eficiente e as posições são proporcionadas para os órgãos torácicos e abdominais. A postura precária é uma relação defeituosa das várias partes do corpo que produz uma maior sobrecarga nas estruturas de sustentação e na qual pode existir um equilíbrio eficiente no corpo sobre a sua base de apoio.
A postura correta, ou boa postura, é a posição na qual um nível mínimo de estresse é aplicado em cada articulação. Logo, a postura está extremamente relacionada com uma distribuição de forças por todo o corpo, dentro e fora do organismo, estando relacionada a fatores intrínsecos e extrínsecos. Além disso, a postura pode ser dividida em 2 categorias:
A postura inativa é aquela utilizada para atividades de descanso, com predomínio do relaxamento muscular por todo o corpo na maior parte do tempo. Já a postura ativa possui o predomínio de ação muscular, obtendo uma efetiva execução de qualquer tipo de atividade.
No livro do mestre Joseph Pilates, citado anteriormente, “YOUR HEALTH”, Pilates demonstra na página 111 fotos dele mesmo em posturas corretas e incorretas.
A questão postural era um fato muito estudado e presente em seu trabalho, na sua maneira de pensar o método e também a reflexão do uso que o homem fazia com o próprio corpo mediante aos estímulos vindos da sociedade para ele.
Se vivemos em uma sociedade onde nosso ambiente recreativo é muito passivo, ou seja, passando a maior parte do tempo sentados e sem realizar atividades físicas, passamos a maior parte do tempo sentado, e quando nos locomovemos é através de veículos públicos ou particulares, o nosso corpo responde a esses estímulos.
Normalmente, as respostas do corpo ao mundo moderno é diminuir os gastos de energia e com isso, acumular mais gordura. Com o acúmulo de gordura, o corpo tende a perder as curvas fisiológicas da coluna vertebral, diminuir o aporte sanguíneo, reduzir a capacidade respiratória, diminuir o estímulo proprioceptivo e de equilíbrio, entre outros fatores.
Os fatores apontados neste texto faz recordar-se uma frase de Joseph Pilates: “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.” Dentro desses hábitos incorretos estão as maneiras de se postar no mundo, de se colocar, nossa postura. No método Pilates iremos organizar nossa postura de “dentro para fora”.
Através do conceito “Power House” estimularemos o arcabouço osteo-articular a um posicionamento postural da coluna e do corpo melhor. Diminuindo sobrecargas, distribuindo as forças, e, assim, reduzindo o risco de lesões.
Na Omega4 estamos preparados para receber os mais diferentes alunos e atendê-los de forma especial e personalizada. Temos muitas razões para conquistar você, confira: