Pilates focado na terceira idade

Pilates para Idosos

Porém, cada um pode escolher como vivenciar esse processo. Quem deseja envelhecer de maneira saudável tem mais chances de manter a autonomia nas atividades e sua independência.

O Pilates para idosos se destaca como uma das melhores atividades físicas com esse fim, pois o objetivo principal é aliar fortalecimento, alongamento, consciência corporal e equilíbrio. Além disso, também trabalha a mente integrada ao corpo, é de baixo impacto e reduz a probabilidade com quedas.

Outros pontos positivos: redução de dores, melhora significativa do equilíbrio e propriocepção, corrige a postura, trabalha os músculos profundos, ajude no controle de doenças como Diabetes, artrite e cardiovasculares, contribui com a manutenção e aumento da densidade óssea, diminui a pressão arterial, melhora a autoestima e ajuda a prevenir o Alzheimer.

  • Ganho de autonomia para as atividades do dia-a-dia
  • Melhora do equilíbrio e força muscular
  • Auxiliar no controle de doenças cardiovasculares e diabetes
  • Ajuda a prevenir o Alzheimer

Aprofundando os benefícios do Pilates para idosos.

O método do Pilates específico para idosos é a melhor alternativa de exercício físico, pois combina com exercícios de baixo impacto no corpo, trabalhando os músculos muito específicos a cada necessidade, fortalecendo o core (centro de força do corpo, o que ajuda a fortalecer a postura correta e a coluna, evitando dores regionais por conta da idade), além da desaceleração da deterioração da massa muscular e o condicionamento do sistema cardiovascular. O Pilates específico para idosos apresenta exercícios de pouco impacto, o que o torna plenamente seguro. O método acaba trabalhando áreas do corpo que são fundamentais para qualquer aluno, mas principalmente para pessoas da terceira idade, vulgo idosos.  O método trabalha principalmente na correção da postura, o que ativa a circulação por todo o corpo e tenciona os músculos de forma automática através dos exercícios de alongamento, estimulando o corpo principalmente a ter uma maior flexibilidade, o que recupera articulações que estão propensas agudamente a artroses e dores em geral. Além disso, trabalha-se também os músculos profundos, e isso inclui os músculos que controlam a urina e as impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, condição que, infelizmente, é muito frequente nessa idade.  Nessa fase da vida, existem diversas limitações presentes em atividades diárias, como sentar e levantar de forma dolorosa, amarrar um tênis, agachar, dentre outras funções diárias, e o Pilates pode ser uma boa atividade física para ajudar com todos esses problemas específicos da terceira idade.

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

Pilates sendo extremamente benéfico na vida do idoso.

Muitos idosos, tanto os homens quanto as mulheres, afirmam que, após um certo período referente a iniciação do método Pilates, eles sentiram um rejuvenescimento corporal e aumento da disposição muito grandes.  Todos os exercícios no Pilates para Idosos são voltados para a reeducação do movimento utilizando o próprio corpo como principal ferramenta, o que garante, na mente e no corpo, uma autonomia para o idoso.  As técnicas do Pilates trabalha principalmente com o core, ou centro de força do corpo vulgo a fonte de força do nosso organismo, além de trazer também o diferencial de fortalecer os músculos mais profundos do corpo, especialmente o do assoalho pélvico e do abdômen.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, pelo menos 80% da população, sofrerá pelo menos uma vez na vida um quadro de dor nas costas e lombar. Um resultado como esse é fruto da falta da realização de exercícios físicos específicos, com posturas inadequadas, e a fraqueza muscular que causa instabilidade na hora do movimento. Os exercícios de Pilates para idosos de ambos os sexos, apresentam uma importante contribuição no fortalecimento de musculaturas que protegem a coluna vertebral, como o transverso do abdômen, multífidos e paravertebrais que auxiliam numa melhor estabilidade da coluna vertebral e consequentemente reduzem as dores nas costas. Em consequência disso, a postura é melhorada, trazendo melhor alinhamento corporal, o que proporciona maior segurança no caminhar. Além disso, os exercícios físicos realizados no método Pilates na terceira idade oferecem vantagens como as melhores das articulações, a mobilidade da coluna vertebral, além da incrível melhora da propriocepção, característica que pode ajudar e muito na prevenção de quedas e tombos, que podem causar lesões musculares, fraturas ósseas, traumatismos, etc. Com a prática do método Pilates na terceira idade, há muita possibilidade de obter um progresso na força muscular, o que acaba por prevenir problemas na coluna, tornando uma peça fundamental no pós-tratamento para a coluna vertebral, além de manter a densidade óssea maior, o que reduz muito os riscos de osteoporose, fraturas, e outros problemas ósseos.

Quais as mudanças no corpo e na mente quando atingimos a terceira idade?

Durante o período de envelhecimento, o corpo vai perdendo a massa muscular, diminuindo o metabolismo e também a densidade óssea (fato que pode até causar osteoporose), tornando a pessoa mais vulnerável a doenças na coluna e articulações, haja visto que esses são mais exigidos, além de doenças no coração também. As atividades físicas para os idosos são imprescindíveis para que eles possam manter a saúde e a qualidade de vida sempre em boa forma. Nós, da Omega4, recomendamos especialistas em idosos que possam indicar o melhor tipo de atividade física para cada um, assim temos efeitos masterizados dos exercícios físicos.  O tempo provoca mudanças causadas no metabolismo que não são apenas biológicas, mas principalmente físicas e emocionais. É difícil manter a mesma qualidade de vida com o passar de décadas, mas, o Pilates surge como uma técnica inovadora que consegue atingir uma qualidade de vida considerável aos seus alunos, haja visto que os idosos realizam os exercícios de forma lenta e calma, afim da conscientização da respiração, além de não exigir muito de todo o corpo, mas sim pouco de forma constante.

A história do Pilates.

Joseph Pilates, criador do método Pilates, teve experiências terríveis na infância, tendo doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, ele sempre foi uma criança que se exercitava, afim de melhoras as condições do próprio corpo e não se sentir preso a ele.  Joseph sempre foi visto treinando de calção, pelo fato de possuir raquitismo e consequente deficiência em vitamina D, o que o deixou conhecido por esse estilo de roupa. Em seguida, Joseph Pilates começou a estudar de forma profunda as ciências biológicas do corpo humano, como a anatomia, a fisiologia, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), física e biologia. Ele procurava ciências que mostravam tudo sobre o funcionamento do corpo humano de forma conjunta.  Em 1912, o jovem Pilates se mudou para a Inglaterra, virou lutador de boxe em Londres e ensinou defesa pessoal para a polícia metropolitana de lá.  Preso por ser alemão na Primeira Guerra Mundial, o jovem Pilates ensinou aos prisioneiros, inclusive os doentes, técnicas do próprio método para se exercitarem enquanto estavam isolados do resto do mundo. Após ser libertado, lançou as técnicas que eram chamadas de Contrologia, referentes ao controle da mente sobre o corpo, nome que depois foi adaptado para Pilates. Em 1967, aos 83 anos, Joseph Pilates morreu por complicações em um incêndio dentro de seu estúdio, mas sua esposa continuou disseminando o método ao resto do mundo.

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