Conheça 11 exercícios do Pilates que vão ajudar a melhorar a sua saúde!

Pilates conheça 11 exercícios q vão te ajudar

Além de os 11 exercícios de Pilates, o Método conta com uma gama muito maior de exercícios. A quantidade é maior ainda quando feito nos quatro equipamentos mais conhecidos. Dessa forma, o Omega4 Estúdio do Corpo reuniu exercícios de Pilates que você precisa saber. Vamos conhecer esses exercícios de Pilates?

1. Pilates no Ladder Barrel

Como todo bom equipamento de Pilates, o Ladder Barrel tem inúmeros benefícios e formas de atuação. Como já dito anteriormente, sua principal função é a de isolar a musculatura profunda que ajuda no controle da postura e assim desafia o corpo a trabalhar todos os planos de movimento, dividido em três focos: Alivio Melhoria e Fortalecimento.

1.1. Alívio

Alívio do estresse, reduzindo assim a tensão muscular e aumentando a energia.

Alivia a tensão dos músculos, ocasionando um relaxamento muscular.

Alivia a tensão da muscular da coluna – cervical torácica e lombar – e do pescoço – escalenos e trapézio.

1.2. Melhorias

Melhora a postura, consciência corporal e coordenação motora.

Melhora a capacidade respiratória e a circulação.

Melhora o controle e o equilíbrio muscular.

Melhora a força e a estabilidade do PowerHouse.

Melhora a aparência do corpo e a autoconfiança.

1.3. Fortalecimento

Fortalece a musculatura abdominal (retos, oblíquos e transverso), costas e ombro.

Fortalece o peitoral, quadril e ombros por meio do alongamento.

Ao ativar a musculatura, fortalece a lombar, glúteos e região pélvica.

2. Pilates na Step Chair

Compacta e fácil de manusear, a Step Chair é perfeita para estúdios e academias com espaço limitado. Possuem seus componentes funcionais em aço, tratados com pintura epóxi, conferindo resistência e durabilidade ao equipamento. Com objetivos diferentes que vão de alongamento a fortalecimento da cadeia e dos músculos, a Step Chair é uma ótima escolha na realização de Exercícios de Pilates. Seu maior benefício, no entanto é o tamanho do equipamento. Por ser bem pequeno, ele se encaixa em qualquer cantinho de Studio, e permite com que o profissional possa executar uma grande quantidade de exercícios, seja de pé, deitado ou sentado.

3. Pilates no Reformer

O Reformer é o equipamento que talvez mais exija do praticante. Suas três roldanas presentes, aumentam a dificuldade dos exercícios de Pilates e dificultam o movimento da execução. O aparelho pode ser usado para um grande número de exercícios e também utilizado para várias adaptações. Fortalecem os músculos isquitibiais, glúteo, gastrocnêmio, quadríceps e abdômen, trapézio, paravertebrais, glúteo, peitoral maior, reto abdominal, deltoide posterior, tríceps braquial, ancôneo, quadríceps, isquiotibiais e glúteo máximo.

4. Pilates no Cadillac

O Cadillac foi projetado para a prática de Exercícios de Pilates com o máximo de conforto, estabilidade e segurança. A sua ampla estrutura e ajustes ergonômicos promovem maior adaptação a qualquer usuário. Dessa forma, a grande gama de exercícios de Pilates que podem ser realizados no aparelho, é imensa, contando com adaptações e muito espaço para a prática de exercícios avançados. Esses exercícios de Pilates tem como objetivo alongar as cadeias posterior e anterior e mobilizar a coluna vertebral. Fortalece os músculos grande dorsal, rombóide, infra-espinhoso, bíceps braquial, deltóide e mobilizar a coluna vertebral em extensão, fortalece MI e aprimora o equilíbrio.

Quando Joseph Pilates desenvolveu sua técnica, ele listou alguns exercícios de solo capazes de beneficiar a vida das pessoas.

5. Pilates Solo

Na verdade, a lista de benefícios dessa forma de treino é muito extensa, melhoria da consciência corporal, melhoria da postura, melhoria na qualidade da respiração, melhora na tensão, tonificação muscular, coordenação e equilíbrio. E essa não é a forma exclusiva de se praticar Pilates. Este método também pode ser praticado com a ajuda de pequenos e grandes aparelhos. No entanto, a forma mais barata, e até mais exigente no aspecto físico. O Pilates de solo consiste na realização de um conjunto de exercícios controlados que envolvem a participação de corpo e mente proporcionando um desenvolvimento harmonioso de toda a musculatura do corpo. E todos esses exercícios são realizados sobre um tapete. Todos os movimentos devem ser realizados com muita concentração e consciência corporal, utilizando a força de gravidade para fortalecer a musculatura. A musculatura abdominal é o foco central desses exercícios e sua ativação deve estar sincronizada com a respiração torácica lateral.

6. Pilates com Magic Circle

Joseph Pilates originalmente utilizava os anéis retirados dos barris para suas sessões de exercícios e com o passar do tempo esses anéis foram aperfeiçoados e podem ser encontrados hoje na maior parte dos Estúdios de Pilates, Clínicas de Fisioterapia e Academias. Este acessório é um anel, geralmente confeccionado em metal e borracha, com aproximadamente treze polegadas de diâmetro, tem suportes laterais chamados de pacs que são almofadados. Segundo o criador, a intenção do acessório é de fazer com que o praticante perceba seu centro, um dos princípios do método. Se utilizado corretamente será uma excelente ferramenta para incrementar as suas aulas de Pilates. Podem ser amplamente utilizados para aumentar a dificuldade nos exercícios, na reabilitação, trabalho com idosos e gestantes.

7. Pilates com a Bola Suíça

Uma ótima maneira de emagrecer e fortalecer os músculos abdominais é realizar exercícios de Pilates com a bola suíça.  O Pilates foi concebido para fazer regressar o corpo a um alinhamento saudável sem tensão e para ensinar novos hábitos de postura de modo que o indivíduo possa movimentar-se com uma maior flexibilidade no seu dia a dia. Os exercícios de Pilates com bola fortalecem todo o corpo a partir do seu centro para proporcionar estabilidade, de onde podem resultar movimentos de braços e pernas em harmonia e livre do stress e tensão. É importante ressaltar que os exercícios devem ser realizados com precisão, tendo necessário total concentração mental para controlar os exercícios com a respiração para que os exercícios sejam realizados corretamente.

8. Pilates com Prancha de Molas

Você adquire força muscular, flexibilidade e resistência. Ela promove o fortalecimento de todo o corpo com movimentos simples que modelam e fortalecem cada grupo muscular, sem impactos! A maior parte dos exercícios praticados neste equipamento se concentra em alongamentos, estabilização da coluna e das articulações. Focando tanto nos membros inferiores quanto superiores, os exercícios auxiliam também no fortalecimento, coordenação, equilíbrio e até mesmo na força dos músculos. Os exercícios praticados em pé ajudam especialmente na correção da postura e mecânica da marcha. Recomendada para praticantes de pilates para atletas e pacientes em reabilitação física.

9. Pilates com Bosu

O bosu é uma meia bola que conta como uma base firme. O aparelho aumenta o nível de complexidade dos movimentos, sendo que sua finalidade é a melhora do equilíbrio do aluno. Por se tratar de um acessório de fácil uso e possibilitar uma grande variedade de exercícios, o bosu é um item indispensável na prática do pilates. Os exercícios praticados nele buscam trabalhar a consciência corporal de quem os pratica, além de melhorar a coordenação, o equilíbrio e o aumento da eficiência neuromuscular.

10. Pilates com Overball

Surgido inicialmente com cunho terapêutico, o aparelho possui 23 e 30 centímetros de diâmetro e tem uma textura flexível. Ela proporciona aos praticantes a concretização de atividades distintas das convencionais, e isso tem feito do aparelho bastante requisitado pelos estúdios de pilates. O pai do Método Pilates criou alguns acessórios como a Overball que utilizava em suas aulas, e estava sempre buscando evoluir sua técnica para que seus praticantes desfrutassem de um maior controle do corpo. Tudo isso através da mente concentrada em realizar exercícios precisos e desafiadores, transformando corpos debilitados ou assimétricos em indivíduos plenamente saudáveis! Atualmente, a busca pela qualidade de vida é uma preocupação de grande parte da nossa população mundial. Para ter um corpo livre de qualquer desconforto, precisamos executar nossas tarefas da vida diária e estar com a mente em equilíbrio.

11. Pilates com Thera Band

Também conhecida como Faixa de Resistência, o aparelho é utilizado para o fortalecimento e alongamento do corpo. Estas faixas possuem um sistema de resistência progressiva, que são bastante utilizadas nos programas fitness. Theraband é uma faixa ou tubo resistente de látex usada em fisioterapia e exercícios de treinamento de força leves. Elas também são comumente usadas por atletas, especificamente dançarinos, para fortalecer e alongar os pés. A Faixa Elástica é um acessório bastante comum no Pilates, pois além de poder ser utilizado em diversas fases da vida, ela possui uma infinidade de exercícios que podem ser realizados com o auxilia da mesma.

Aprofundando ainda mais

É imprescindível conhecermos a biomecânica dos exercícios realizados no Pilates, só assim nos certificaremos da importância do exercício instruído linkando a necessidade individual de seu aluno. Além disso, somos profissionais do movimento, o que torna o conhecimento biomecânico fundamental para o bom exercício de nossas profissões.

Que o Método é rico em diversidades de exercícios de Pilates, você já sabia. Dessa forma, quisemos expor nesse texto alguns dos exercícios que consideramos essenciais para os profissionais e praticantes. Claro que com uma série tão grande de exercícios de Pilates, nós nos limitamos em escolher apenas alguns, mas esperamos que o texto tenha te agradado.

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