Como funciona a Reflexologia

Como funciona a Reflexologia

A reflexologia é classificada atualmente, como uma ciência que se baseia em estudos fisiológicos e neurológicos, além de ser também uma arte, porque depende da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento e o beneficio que a reflexologia trás, através de sua técnica suave e extremamente eficaz de massagem terapêutica, reflexologia, busca o bem estar através de teorias holísticas, o termo “holístico” é derivado da palavra grega holos, que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o paciente como um todo, constituído de corpo, mente e alma, a medicina oriental, e holística, o não tratamento da causa de uma doença implica em alterações energéticas que se manifestam fisicamente, de acordo com uma teoria fundamentada, a reflexologia nasceu na China há 5000 anos, muitos reflexologistas respeitados de toda a história defendiam esta teoria, muito embora as evidências concretas sejam ambíguas, pois as culturas Egípcia e Babilónia desenvolveram a reflexologia antes da Chinesa, e o Egypto contribuiu com uma valiosa prova histórica, na Índia há 5000 a.C. foram encontrados símbolos sânscritos nos pés de uma estátua do Deus Vishnu que indiciam também a prática da massagem de reflexologia nos pés.

As origens da reflexologia remontam á antiguidade, quando as terapias eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica, nos dia de hoje a reflexologia tem apresentado resultados positivos, a técnica é indicada para quem está com algum problema de saúde ou emocional,

A Reflexologia podal é feita através de uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na teoria de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo, não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com a massagem corporal.

Na Reflexologia Podal, o tratamento de uma doença não se concentra especificamente nos sintomas apresentados pelo paciente, mas em encontrar a causa daquela patologia, para se praticar reflexologia, é desnecessária a utilização de qualquer equipamento, o uso das mãos e principalmente da polpa dos dedos, é suficiente para um bom atendimento.

Sensibilidade, determinação e um toque firme e preciso, uma sessão de reflexologia podal, proporcionará bem estar, relaxamento e bons resultados, o terapeuta deve ter como meta, durante um tratamento com a reflexologia, alcançar o equilíbrio energético perdido, e assim, devolver ao seu paciente a homeostase corporal natural.

O relaxamento corporal se torna mais fácil, utilizando a reflexologia e encontrar os pontos em que existem mais ou menos energias acumuladas, e assim, iniciar um bom tratamento com reflexologia, com a certeza de sucesso a ser alcançado.

Sendo assim, concluímos que a reflexologia tem por principal objetivo, tratar o corpo como um todo e esforça-se por chegar à causa da doença. Sem tratar apenas dos sintomas, na reflexologia, não se administram medicamentos, a mente é quem faz este papel, e acredite, seu poder de cura pode ser maior do que qualquer outro tipo de massagem.

O corpo humano é uma máquina poderosa que tem a função de manter todos os nossos sistemas em perfeito funcionamento, mas é a mente quem controla nossas emoções, o estresse do dia a dia, a falta de tempo para ouvirmos as necessidades de nosso organismo, muitas vezes nos leva a adiar os sintomas de uma doença, que vão se manifestando pouco a pouco e em muitos os casos são resolvidos com reflexologia.

A reflexologia é uma técnica de massagem relaxante que atua em todo o corpo, porém é realizada somente nos pés, descubra como a reflexologia pode ajudar a aliviar suas tensões e melhorar o funcionamento do seu organismo.

A finalidade da reflexologia é atuar com a prevenção e com o tratamento complementar de doenças e disfunções do organismo, através da pressão de zonas reflexas localizadas nos pés, nas mãos, nas orelhas ou na face, a reflexologia é indicada para tensões, dores musculares, dores de cabeça, ansiedade e fortalecimento do sistema imunológico.

Tipos de reflexologia

A técnica é dividida em vertentes, que correspondem à região que passará pela massagem de reflexologia.

Reflexologia podal: Pontos específicos são estimulados nas plantas dos pés, o que proporciona relaxamento corporal, alívio de dores e melhora a circulação sanguínea com a técnica de reflexologia.

Reflexologia facial: Relaxa e tonifica os músculos da face, o que ajuda na circulação sanguínea e a reduzir a inflamação muscular e o inchaço das pálpebras, contribui também no bom funcionamento dos órgãos e articulações.

Reflexologia das mãos: As mãos relacionam-se diretamente com os pontos dos pés, o que ajuda no tratamento do corpo como um todo e promove relaxamento físico e mental com a reflexologia.

Benefício da reflexologia quirodal

A reflexologia trás relaxamento muscular, eliminando as tensões corporais, aliviando câimbras e dores de cabeça, normalização das glândulas, equilibrando os hormônios, aliviando sintomas de TPM e menopausa, alivio da depressão, stress e ansiedade, ativação da circulação sanguínea e eliminação de toxinas.

Apesar de todo o benefício, a reflexologia quirodal é uma massagem que deve ser sempre usada como um tratamento complementar à terapia médica, a reflexologia não substitui a medicina, dependendo da região da mão que recebe o estímulo, pode-se ter um efeito terapêutico distinto, onde pode ser usado em disfunções variadas.

Alguns cuidados devem ser tomados ao aplicar a reflexologia quirodal em crianças e idosos, pelo fato de apresentarem a pele mais fina, sendo mais sensíveis e necessitarem de toques e pressões mais suaves na massagem com reflexologia.

Mesmo sendo uma terapia complementar a reflexologia não utiliza nenhum material invasivo, deve-se respeitar cada patologia e certificar-se de que alguns casos, como hipertensão e diabetes, estejam controlados, no caso da gestação, a aplicação da massagem de reflexologia só será executada com ordem médica, alerta os terapeutas, ainda que a reflexologia seja indicada para todas as pessoas, independentemente da idade e do sexo, também existem algumas situações em que a reflexologia não é indicada, pessoas que usam marca-passo não podem passar pela reflexologia e usar este beneficio, pois como são estimulados pontos específicos que aceleram os batimentos, existe a chance de complicações.

Qual o benefício da Reflexologia Podal?

Reflexologia é um tratamento natural e sem drogas, ajuda a aliviar pés desgastados e cansados, pode reduzir a dor, ajuda a manter a destreza manual e as capacidades de locomoção, a reflexologia previne a doença, mostra as partes do corpo em que estão desequilibradas, promove o relaxamento geral, liberta endorfinas, o sedativo natural que faz a pessoa sentir-se bem, estimula o corpo para que se auto fortifique, eficaz para manter um estado saudável e prevenir o aparecimento de doenças.

A Reflexologia segue qual ordem de tratamento?

Escalda pés, relaxamento do corpo, relaxamento do rosto, respiração do plexo solar, relaxamento do pé esquerdo, Reflexologia no pé esquerdo, relaxamento do pé direito, Reflexologia do pé direito.

Com relação à Reflexologia, antes da realização da massagem podal, as pessoas relatam estarem ansiosos cansados, desanimados e, após a Reflexologia, relataram sensação de relaxamento, alívio e tranquilidade, comprovando os resultados de relaxamento e bem estar decorrentes da aplicação da Reflexologia.

O principal benefício da Reflexologia podal é o relaxamento, ao reduzir a tensão, também melhora a irrigação sanguínea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo e combate o seu estresse, nesta forma de terapia com reflexologia é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças, é muito importante o relacionamento entre o terapeuta e o beneficiário no processo de cura.

A Reflexologia no sentido holístico age como uma forma de ver e de compreender o mundo, onde os sentimentos se equilibram e se reforçam, tratando o paciente de maneira integrativa, tendo a capacidade de enxergarmos os seres humanos como um todo, de cuidar não só do corpo, mas também da alma, assim a reflexologia atual é tanto uma ciência como uma arte, como ciência requer um estado cuidadoso, uma prática contínua, um profundo conhecimento das técnicas de reflexologia, como arte é uma das artes recuperadoras do organismo para não usar o termo curativo, quando utilizada com dedicação, seriedade, atenção e paciência podem acarretar muitos benefícios para a vida das pessoa que procuram a reflexologia.

Portanto a Reflexologia é uma técnica curativa holística, não isolando uma doença para, tratar os seus sintomas, nem atua especificamente sobre um órgão ou sistema, mas atua na pessoa de maneira integral com o objetivo de induzir um estado de equilíbrio e harmonia, Nesse contexto, a Reflexologia baseia-se no principio de que existem áreas, ou pontos, reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo, ao trabalhar nesses reflexos, reduziram a tensão em todo o corpo permitindo a recuperação gradativa do bem estar, a energia está sempre fluindo através de canais ou zonas no corpo, que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.

Para garantir a reflexologia podal e a eficácia do tratamento, o reflexologista necessita de um par de mãos sensíveis e vigorosas, além do desejo de aliviar a dor e sofrimento, exercendo o cuidado com compaixão dedicação e compreensão da natureza humana, importante ressaltar que os reflexologistas são profissionais que não são respaldados para diagnosticar doenças ou tratar patologias específicas.

A Reflexologia é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica, que conquistou um lugar de destaque no campo de medicina complementar, uma arte porque depende muito da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento e da dinâmica que ocorre entre o reflexólogo e o beneficiário.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Unidade Paraíso: Rua Osório Duque Estrada, 35 -  São Paulo
11 2386-9717 | WhatsApp 11 94048-3704
Unidade Moema: Avenida Divino Salvador, 669 - São Paulo
11 98827-7152
contato@omega4.com.br