6 motivos para largar o sedentarismo

6 motivos para largar o sedentarismo

A vida sedentária causa muitos malefícios. Mas o que ele é e representa? O sedentarismo é a insuficiência ou ausência completa de exercícios, tendo como consequência pouco gasto calórico do corpo. É considerada um sedentário um indivíduo que não gaste no mínimo 2200 calorias semanalmente. Uma pessoa ativa irá gastar no mínimo 300 calorias durante um dia.

O sedentarismo é um problema de saúde pública devido aos seus altos índices. Segundo dados 46% da população do Brasil é sedentária, isso é muita coisa. Além do mais, calcula-se que esse problema seja a causa de 14% das mortes no nosso país.

Todos sabem que resistir ao comodismo e adotar um cotidiano com exercícios é saudável, mas nem todos acham fácil, por isso vale lembrar que vale a pena pela saúde e até pela estética. Quando não se pratica nenhuma atividade física o corpo perde o rendimento, caindo a qualidade de vida e a saúde. Exercitar-se corriqueiramente só traz benefícios para a vida.

Por isso, nós queremos ver você em movimento, com saúde e criar esse hábito. Para isso separamos aqui para você 6 ótimos motivos para largar o sedentarismo:

1. Qualidade de vida: cuida da sua saúde e te faz viver mais e melhor

Definitivamente, são inúmeros os benefícios para a saúde de exercitar-se. Ter saúde é ter uma vida boa, é ter qualidade de vida. Citaremos alguns das vantagens para sua saúde de sair do sedentarismo:

Com o tempo de prática, esse hábito funciona como uma pílula da juventude, te dando uma saúde inabalável. Segundo médicos: “quem tem uma vida ativa a partir dos 35 anos tende a ter uma vida mais longa de 6 a 7 anos a mais do que os sedentários”.

Cuida e melhora da saúde óssea e muscular. O processo de envelhecimento do corpo é natural, causando enfraquecimento de ossos e músculos. Todavia, para retardar esse processo os exercícios são capazes de trabalhar a saúde estrutural do nosso corpo, reforçando-a. Além do mais, previne a osteoporose. As atividades físicas fortalecem e deixam mais resistentes os ossos, evitando que a enfermidade evolua ou tenha suas consequências.

Aumenta a imunidade. Todos os exercícios quando realizados com frequência estimulam o sistema imunológico, e assim o ajudando e fortalecendo. Pois, auxiliam para aumentar a fabricação de glóbulos brancos no sangue (células de defesa do corpo).

Além do mais, movimentar-se reduz os riscos de adquirir doenças. Como a gordura está relacionada com o motivo de variadas doenças cardiovasculares, e ela é contraída principalmente com o sedentarismo, uma alimentação equilibrada e exercícios reduzem as chances de obter doenças cardíacas. As possibilidades de sofrer infarto, AVC ou doenças respiratórias também diminuem consideravelmente.

2. O Emagrecimento

Claro, que nem todos tem como objetivo ao sair do sedentarismo o emagrecimento, pois, existem muitas pessoas satisfeitas com seu corpo. Todavia, essa é a maneira primordial para ficar e se manter em forma, de forma saudável. Porque, o número na balança nem sempre quer dizer saúde, ela evolve muitas outras coisas.

Mas, se existem problemas com peso em excesso, os de saúde vem por consequência. Então, para manter-se saudável e também, para quem quer perder aquele pneuzinho, diminuir medidas a prática de exercitar-se e ter uma alimentação regrada é fundamental, sem milagres, vamos sair do comodismo para conseguir aquele emagrecimento desejado.

Tanto os exercícios aeróbicos como os anaeróbicos darão resultados na perca de peso. Busque por exercícios com no mínimo 30 minutos. Até coisas que você pode mudar na sua rotina auxiliarão nesse objetivo, subir mais escadas, caminhar até o trabalho e entre outras.

3. Melhora sua disposição

Nem todos sabem, mas é comprovado o efeito positivo da atividade física para dar energia na rotina das pessoas. Praticar exercícios de manhã dá aquele gás para começar o dia no trabalho e depois ir para casa com disposição, ou quem prefere exercitar-se a noite, também melhora a qualidade do dia e do seu sono. O corpo acaba adequando-se com o novo cotidiano e criando uma melhor disposição para o seu dia a dia.

E aqueles meses de frio? Quem vai ter o pique? Besteira. Com a rotina o corpo se adapta a pratica. Além do mais, é comprovado que no frio é o melhor período para exercitar-se, pois ele pode aumentar em até 30% a perda de calorias, no frio o organismo aumenta seu metabolismo acelerando seu funcionamento.

4. Causa o bom humor

Quem exercita-se com frequência são, geralmente, mais alegres. Independente da atividade física que pratica, ela auxilia em casos como estresse, ansiedade e até depressão, é como se fosse uma rota de escape para o seu corpo descarregar todas as sobrecargas. A saúde física está relacionada com a saúde mental e com a disposição, como dito acima. As substancias liberadas durante a atividade (por exemplo, a endorfina) melhoram a capacidade de sensibilizar-se com as emoções e até ameniza as dores, liberando essas energias e sensações. A endorfina liberada com a movimentação do corpo é um hormônio que gera sensação de bem estar e ainda diminui o estresse. Exercitar-se é praticamente um causador de felicidade.

5. Levanta a sua auto estima

Estar com uma saúde ótima, com o peso ideal ou conseguindo o emagrecimento desejado, dormir bem, liberar o estresse, conseguir realizar suas atividades do dia a dia com disposição somando todas essas coisas resultam em incríveis motivos para estar com a auto estima lá em cima e se sentindo maravilhosa (o).

Além do que, poucos sabem mas ser um praticante de exercícios ainda melhora a sua pele. O que super ajuda para deixar aquela auto estima nas alturas. A movimentação estimula o fluxo sanguíneo e assim auxilia as células a se regenerarem, beneficiando assim a pele, ajudando a renovação da pele, melhorando manchas. Atividades levemente moderadas também previnem a oxidação das células, contribuindo para sua preservação antienvelhecimento.

6. Combate a insônia e o ronco

Ter uma rotina ativa auxilia para se ter uma boa noite de sono, pois com o gasto de energia que você obteve no seu dia o sono vem de uma maneira melhor, mais rápida e muito mais intensa, por isso exercitar-se é incrível para combater a insônia. Alguns estudos comprovam que sedentários demoram um tempo a mais para conseguirem dormir.

Além do mais, com as boas noite de sono como aliadas, o ronco também é combatido.

Confira nossas dicas de atividades da Omega4 que irão te fazer abandonar o sedentarismo de vez e assim alcançar todas essas vantagens citadas acima e muitas outras, veja nossas opções e escolha uma atividade que te agrade e veja os resultados aparecerem simultaneamente:

Aula de Pilates:

O método Pilates é uma das atividades físicas preferidas dos praticantes, não possuindo contraindicações absolutas, além de poder ser praticado por qualquer pessoa e em todas as idades, o que possibilita a melhora da composição corporal, respiratória e até mesmo na reabilitação física.

Procure o seu perfil no menu ao lado e saiba as especificidades do Pilates para você!

Quais os motivos para ter Aula de Pilates?

Pilates aumenta a força e resistência muscular

Pilates melhora o equilíbrio, a concentração e a coordenação do corpo.

Pilates recupera lesões e evita lesões recorrentes.

Pilates traz boa forma física sem sofrimento. Sendo muito pelo contrário, o Pilates é extremamente prazeroso.

Pilates faz com que sua postura fique perfeita e ajuda no alívio das dores nas costas.

Pilates te faz ter uma boa noite de sono.

Pilates contribui na manutenção e/ou aumento da densidade óssea e prevenção de osteoporose.

Pilates é uma ótima maneira de relaxar e combater o estresse.

Pilates ajuda a tratar a depressão e melhora a auto estima.

Pilates ajuda no controle de peso.

Diferenciais do Pilates:

Na Omega4 estamos preparados para receber os mais diferentes alunos e atendê-los de forma especial e personalizada. Temos muitas razões para conquistar você, confira:

Dedicação: Máximo de três alunos por aula e opções de aulas personal para permitir atenção adequada a cada momento de sua aula.

Flexibilidade: Planos criados de acordo com o seu perfil, com a possibilidade de férias, reposição fácil e o cancelamento com apenas 1 hora de antecedência.

Profissionalismo: Temos professores pós graduados e formados nas melhores escolas do Brasil.

Ambiente: Planejamos um espaço perfeito com equipamentos duplicados e modernos pensados em você.

Foco: Acompanhamento com evolução aula a aula e relatório mensal de evolução do aluno.

Localização: Quem está procurando fazer Pilates no Paraíso ou no Jardins, com fácil acesso a partir da Av. Paulista, Bela Vista e Itaim, está no lugar certo. A Omega4 possui ótima localização com restaurantes, bancos, mercados, e diversos tipos de comércio ao redor.

Acompanhamento: Em todas as aulas é feito um relatórios de acompanhamento, e a cada 3 meses enviamos um relatório completo mostrando a evolução em cada item e a comparação desde a última avaliação, isso também inclui uma avaliação trimestral de bioimpedância completa.

Treinamento Funcional:

A modalidade do Treinamento Funcional é muito mais dinâmica que outras modalidades tradicionais, e isso se dá pelo fato de mesclar diferentes capacidades físicas em um só exercício. O treinamento funcional pode, inclusive, substituir a musculação de academia.

Dessa forma, o foco do exercício passa de um único grupo muscular para o corpo todo, ativando e estimulando o trabalho com a coordenação motora, força muscular, sistema cardiorrespiratório, flexibilidade e até mesmo o equilíbrio.

Resumindo, o treinamento funcional deixa o indivíduo mais preparado para as tarefas do dia-a-dia, o tornando muito mais funcional.

Quais são os benefícios gerais do Treinamento Funcional?

• Melhora o condicionamento físico

• Emagrecimento

• Controle e fortalecimento do Core. (Abdominal lombar)

• Diminuição de ocorrências de lesões e pós reabilitação

• Melhora do desempenho nos esportes

• Melhora do Sistema Cardiovascular

• Melhora da Postura

• Melhora das Capacidades Físicas e Funcionais

• Diminuição do estresse no dia a dia

• Aula dinâmica e motivacional

Como é o treinamento funcional na Omega4?

A Omega4 Estúdio do Corpo, localizada entre os bairros Paraíso e Jardins, possui profissionais extremamente qualificados e que buscam a metodologia de ensino adequado para cada indivíduo que procura treinar conosco.

Os nossos profissionais estudam a história e os melhores métodos para se ensinar o treinamento funcional no Brasil, agregados a uma ótima infraestrutura e localização do espaço que o Estúdio possui.

Além de tudo, a recuperação e o condicionamento físico que os pacientes deste treinamento ganham é impressionante, com um resultado maravilhoso, após as batalhas e treinamentos consecutivos durante a semana.

Alternando exercícios rígidos, que envolvem velocidade, reflexos e movimentos bruscos com exercícios mais leves, que conscientizam o paciente do exercício feito, além de treinar a resistência e flexibilidade, os resultados são otimizados e se tornam impressionantes, com o fator da qualidade de vida, sono e saúde serem aumentadas na rotina diária.

Teremos prazer em atendê-lo e marcar uma aula experimental para você conhecer nosso espaço e se deliciar nos prazeres da atividade física! Venha para a Omega4!

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