5 motivos para espantar o sedentarismo!

5 motivos para espantar o sedentarismo

Para não ser uma pessoa sedentária, é preciso ter uma rotina de atividades físicas e isso nem sempre é fácil de encaixar no dia a dia, porém, é preciso, pois só tem benefícios para a vida. Não é desconhecido que uma rotina de exercícios físicos é capaz de melhorar a qualidade de vida de todo mundo, independente da sua fase na vida ou do seu gênero. Várias pesquisas relatam como uma atividade rotineira está relacionada com a boa saúde física e mental.

Porém, apesar dos dados o sedentarismo ainda afeta mais de 60% da população brasileira, segundo dados de 2016 do Ministério da Saúde. E em consequência, o sedentarismo é uma das principais causas de problemas de saúde, como doenças cardíacas, hipertensão, osteoporose, colesterol, diabetes, obesidade, gordura no fígado e até o câncer.

Então, por ter toda essa importância levar uma vida ativa para ter saúde e bem estar e, tendo conhecimento das dificuldades de tomar um posicionamento e sair totalmente da vida sedentária, selecionamos 5 motivos para você espantar o sedentarismo de vez da sua vida e encaixar o exercício físico na sua rotina.

Lembre-se: antes de começar alguma atividade física procure seu médico ou um educador físico para te orientar com o melhor exercício para você, conforme sua idade e particularidades.

1. Combate doenças crônicas, reduz os riscos de infarto e AVC e gera a longevidade

Diversos estudos provam que ter uma vida ativa irá gerar uma menor incidência de doenças crônicas. Isso por motivo das diversas vantagens fisiológicas e psicológicas de uma rotina com exercícios físicos. Assim, auxiliando na prevenção de variadas doenças, como as osteoporose, diabetes, hipertensão, obesidade e entre outras.

Conheça um exercícicio diferencial: O método Pilates

As atividades físicas podem reduzir em até 15% os níveis de colesterol ruim do corpo, fora o que aliado a uma boa alimentação não pode ser gerado. E essa gordura ruim em excesso no corpo está relacionada com várias doenças cardiovasculares. Por isso, uma alimentação regrada e atividades reduzem as chances de problemas cardíacos, além de reduzirem o risco de sofrer um AVC e de adquirir doenças respiratórias e de adquirir obesidade.

Ao passar do tempo, a rotina de atividades físicas é como uma dádiva da juventude. Porque, quem se exercita estará sempre com uma saúde boa. Uma pessoa que tem uma vida ativa tende a viver mais anos do que pessoas sedentárias, relatam os médicos. Uma pesquisa na Universidade de Cambridge, na Inglaterra relata: “ao se eliminar o sedentarismo isso geraria ajuda para salvar cerca de 676 mil vidas por ano na Europa”.

Além do mais, por mais que não seja possível driblar o envelhecimento, uma rotina de atividades diminui consideravelmente os efeitos da idade, melhora a expectativa de vida e reduz o desenvolvimento de doenças. Estudos mostram que a prática de exercícios de intensidade moderada gera a redução das taxas de mortalidade e ainda diminuem em 7% o risco de perder a capacidade de realizar tarefas rotineiras a cada uma hora a mais na atividade física por semana.

2. Emagrece e faz você melhorar a autoestima

Não existe mágica, para perder aqueles quilos a mais que te incomodam e perder aquele pneuzinho chato a receita é comer equilibrado e se exercitar. Caso, esse seja um dos seus objetivos prioritários, opte por atividade com exercícios aeróbicos. Ou até por exemplo, correr, caminhar, subir escadas por alguns minutos, já auxiliam bastante na queima de gordura. Existem diversas opções para você achar a atividade física ideal para você, seu gosto e sua rotina e se for o caso, queimar as gorduras que te atrapalham ou se livrar de um quadro de obesidade.

Quer relaxar do estresse semanal? O Shiatsu te ajuda com isso!

E ainda, se você quer manter o peso já adquirido, o exercício físico é um ajudante no controle do peso corporal, irá usar as calorias excessivas para que elas nãos e armazenem no seu corpo em forma de gordura. E assim, você pode manter sua alimentação conforme seu corpo e um equilíbrio, sem aquelas dietas excessivas, tudo em controle. A maioria dos alimentos ingeridos tem muitas calorias, e o seu corpo ao se mover usa essas calorias, até quando você respira, faz digestão e dorme. A grande questão é achar o equilíbrio entre o seu consumo e o gasto de calorias.

Além do mais, exercitar-se vai gerar a boa saúde, a perca do peso que você deseja, vai gerar boas noites de sono, melhora da pele, da disposição, ajudar com algum problema de saúde, todo esse pacote vai te ajudar a se relacionar melhor com sua autoestima, elevando-a.

3. Melhora a sua relação com o seu corpo: Turbina a sua imunidade e melhora a sua disposição

Como já relatado que os exercícios físicos rotineiros ajudam na saúde, eles então também fortalecem todo o sistema imunológico do corpo. Pois, eles ajudam no aumento da produção de glóbulos brancos no corpo, que são as células responsáveis pela defesa do organismo, protegendo e combatendo de invasores patológicos. Quando o corpo trabalha de forma devida, com estímulos, a imunidade irá ganhar as vantagens precisas para funcionar da melhor maneira.

Além do mais, não ter uma rotina com movimentos pode gerar cansaço excessivo, preguiça, sensações de dores e desconforto, falta de motivação e reduz o risco de entrar em um quadro de obesidade. Por isso, muitas pessoas sedentárias acreditam que não vão ter o pique para manter a rotina de atividades físicas durante o dia a dia. Todavia, o nosso corpo se adapta conforme o que geramos nele, os primeiros dias ele está reconhecendo porém se adaptando, um tempo depois aquela será a rotina dele, e com isso o seu padrão de estímulos vai aumentar, melhorando a sua qualidade de disposição para a vida. Tudo começa com o primeiro estímulo.

4. Combate a insônia e o ronco e ainda melhora o seu humor durante o dia

Ter uma vida ativa traz qualidade de sono, pois o gasto de energia durante o dia, vai deixar o seu corpo com a necessidade do descanso e preparado para uma boa noite de sono e assim, recarregar. Estudos comprovam que pessoas com sedentarismo levam em média mais tempo para conseguir dormir, e sofrem com maior tendência para ter insônia. Todavia, é muito importante para duas horas antes de ir para cama e tirar o corpo do alerta, se preparando para o descanso e não atrapalhar na hora de dormir.

E ainda, pesquisas apontam que o sono de pessoas ativas é melhor do que das que não se exercitam. Ou seja, uma vida ativa também gera melhor qualidade do sono, e um bom sono proporciona menos cansaço durante o dia gerando maior disposição. Pois, o exercício vai gerar um relaxamento muscular e redução da tensão nervosa, ajudando no sono e na disposição. Além do mais, boas noites de sono reduzem as incidências de ronco durante a noite, melhorando assim esse problema.

Além disso, a prática de atividade física gera sim uma considerável melhora no humor e isso é comprovado por fatores biológicos. A explicação pela felicidade gerada é pela movimentação do corpo que vai liberar endorfina, o hormônio que causa a sensação de bem estar, felicidade e que vai diminuir até o estresse.

E assim, o exercício físico regular auxilia na prevenção e no tratamento de distúrbios psicológicos e assim ajudando na promoção da saúde mental, por meio da melhora do humor. O movimento regular proporciona a consciência corporal, o autoconhecimento, especialidades importantes para garantir o equilíbrio e a felicidade.

Pessoas em situações com maiores tendências de ansiedade e depressão podem ser beneficiadas por essa liberação rotineira de substancias relaxantes e calmantes. As endorfinas são aumentadas no organismos por quem se exercita, auxiliando na diminuição da hiperatividade e distribuindo sensação de bom humor e bem estar.

5. Prevenção da osteoporose

Para ter ossos fortes e saudáveis não basta só consumir leite, os exercícios fortalecem os ossos e assim, deixam ele com maior resistência para doenças. A prática de exercícios previne que a doença, como osteoporose, evolua e ainda evita quedas por causa do enfraquecimento dos ossos e assim suas consequências.

Solicitar mais informações
omega4omega4omega4
Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Unidade Paraíso: Rua Osório Duque Estrada, 35 -  São Paulo
11 2386-9717 | WhatsApp 11 94048-3704
Unidade Moema: Avenida Divino Salvador, 669 - São Paulo
11 98827-7152
contato@omega4.com.br