10 hábitos que te atrapalham no emagrecimento

10 hábitos que te atrapalham no emagrecimento

Dietas da moda, negatividade e longos períodos de jejum estão entre os erros apontados por nutricionistas, à conquista do corpo desejado está muito mais ligada a hábitos do que a dietas em si. Expressar-se de forma incerta, todas as metas e objetivos devem ser expressas no positivo. Nada de dizer: "quero perder dez quilos". Em vez disso, prefira "Eu vou pesar 50 quilos" ou o peso que você quiser.

Ter uma boa noite de sono é tão importante quanto ter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos, por isso está entre os hábitos que ajudam a emagrecer. A quantidade necessária de sono por noite varia entre as pessoas. Porém, estudos observam alterações no peso quando dormimos menos que 7h por noite. Dormir menos pode aumentar seu apetite, pois altera os hormônios da fome, grelina e leptina. Além disso, o cortisol também é aumentado quando não dormimos bem.

Uma noite mal dormida também pode desacelerar seu metabolismo e levar a uma perda maior de massa magra do que de gordura no processo de perda de peso. Perder massa magra não é interessante, pois ela é responsável por manter seu metabolismo acelerado e te ajudar a queimar calorias.

A água é o principal componente do organismo humano, representando cerca de 60% do peso de um adulto.

Ela é responsável por manter o bom funcionamento dos órgãos e tecidos, transportar nutrientes e remover toxinas. Além disso, ela regula a temperatura corporal através do suor.

No processo de emagrecimento, beber mais água poderá te ajudar a queimar mais calorias. Ela também pode reduzir sua ingestão de calorias, quando consumida antes das refeições.

É interessante lembrar que é comum acontecer das pessoas acharem que estão com fome, mas na verdade, estão com sede. Portanto, antes de procurar algo para comer, beba um copo de água para se certificar se você estava com sede ou com fome.

Uma das formas de mensurar quanto precisamos beber de água por dia é calcular 35ml por cada quilo de peso corporal. Portanto, uma pessoa com 60kg deverá consumir 2100ml de água por dia. Uma dica para aumentar seu consumo de água é sempre ter uma garrafinha de água por perto, para ir bebendo durante o dia.

1. Aumente o consumo de fibras

De modo simplificado, as fibras são os carboidratos não digeridos por nosso organismo. Podem ser classificadas em solúveis e insolúveis, sendo que as primeiras possuem maior efeito no processo de emagrecimento. As fibras solúveis proporcionam saciedade por mais tempo, reduzindo seu apetite. Isso porque essas fibras se juntam com a água e formam uma substância gelatinosa no intestino. Esse gel retarda o esvaziamento do estômago e aumenta o tempo necessário para digerir e absorver nutrientes.

Abaixo hábitos que atrapalham seu emagrecimento

2. Comer Rápido

Um dos piores hábitos na dieta é comer rápido demais. Isso porque você não consegue saber se já está satisfeito, acaba comendo mais do que deveria e quando para de comer está estufado. O ideal é que entre uma porção e outra você apoie os talheres no prato e dê um tempo.

3. Não prestar atenção na refeição

Comer andando, vendo TV, mexendo no celular etc. Se comemos com algum tipo de distração nem percebemos que estamos comendo e muito menos o quanto, você precisa apreciar a comida, sentir o sabor, a textura.

4. Viciar em diets e light

"Um hábito errado é comprar tudo diet e light", afirmam nutricionistas. Não é isso que vai fazer você emagrecer. Será difícil manter esse tipo de dieta por muito tempo, o ideal é comer o que tiver vontade. Basta saber quando começar e quando parar de comer.

5. Descontar os problemas na comida

Muita gente exagera por questões emocionais. Se o trabalho foi cansativo, se brigou com o namorado. Cole um bilhete na geladeira com a mensagem: "se eu comer, o que estou sentindo vai passar?". Se a resposta for não, você não está com fome e não há comida que tampe o buraco de algum problema emocional. Você come e a sensação não passa. A situação ficará pior, porque você se sentirá frustrado por ter comido mais que deveria.

6. Ficar longos períodos em jejum

Não espere ficar faminto pra comer. Quando você faz isso, seu corpo começa a acumular gordura como proteção. A fome excessiva também fará com que você coma mais do que o necessário. Já experimentou ir ao mercado com fome? Seu cérebro faz você pegar todas as guloseimas com calorias que você vê na frente e seu peso vai aumentar.

7. Limpar o prato

Sabe aquela regra que as mães determinam não deixar comida no prato? Essa regra é ruim, porque acaba forçando a pessoa a continuar comendo mesmo estando saciada. Ao primeiro sinal do seu corpo de que está satisfeito, pare de comer imediatamente.

8. Focar nos pontos negativos do corpo

Temos mania de nos concentrar no que não gostamos ou não queremos. “Odeio minha barriga” ou "não gosto da minha perna" são frases comuns. Foque nos aspectos positivos do seu corpo e no que você deseja para ele.

9. Traçar metas impossíveis

É importante alinhar a autoimagem. O que isso significa? Você pode ser magro, mas tem que respeitar o seu biótipo. Se sua autoimagem estiver distorcida, nada o deixará satisfeito. Você só conseguirá o corpo que quer, fazendo as pazes com o que tem.

10. Pensar negativamente

Qualquer pensamento ou crença negativa atrapalha o emagrecimento. Evite repetir expressões como: "engordo até com água", "nasci para ser gordo" e "nunca vou conseguir emagrecer". Essas frases mandam comandos negativos para cérebro e ele não vai se esforçar nem um pouco a seu favor.

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