|

Doenças de pele que mais afetam o bem-estar

Doenças de pele que mais afetam o bem-estar

Você sabe quais as doenças de pele que mais afetam o bem-estar?

Pode se espantar, mas doenças de pele são a quarta maior causa de incapacitação do mundo todo. Isso se deve ao fator de que ela possui, além do fator físico, que envolve os sintomas da doença e, dependendo da mesma, fatores incapacitantes, o teor psicológico, que abala a estética do enfermo e o afeta de forma a tornar sua capacidade criativa e produtiva muito menor do que o comum. Além disso, estamos nos referindo ao maior, mais extenso e mais exposto órgão do corpo, que pode receber raios solares, substâncias tóxicas, alergênicas e até mesmo irritantes.

doenças de pele

As cinco principais doenças de pele que mais afetam o bem-estar são: a dermatite, a acne, a urticária, psoríase, e os transtornos inflamatórios comuns.
Abaixo, você poderá ver a definição e os sintomas de cada um delas.

Dermatite

As dermatites são, tecnicamente, qualquer inflamação na pele, porém, existem três tipos que possuem grande presença nos consultórios. O primeiro tipo é a dermatite atópica, que surge sem muitos motivos aparentes, mas que costuma estar ligada a crises de rinite e a asma. Em crianças, a dermatite atópica aparece nos braços e atrás do joelho como pequenas irritações avermelhadas, e o tratamento inclui evitar sabão e substâncias irritantes a pele.

Nos adultos, temos uma chance maior de deparar com a dermatite de contato, irritação que aparece um período após o contato direto com substâncias ou tecidos que possuam características que irritam a pele em específico, podendo, por exemplo, ser alguns tipos de perfumes, ou até mesmo a lã, que, por conta da fricção e o modo em que é costurada, causa irritações e inflamações a pele.

Já por último temos o caso da dermatite seborreica, ou a famosa caspa, que na maioria das vezes gera a descamação do couro cabeludo e das sobrancelhas, além de deixar os famosos pontos brancos nos ombros da camiseta, mas, normalmente, nos casos de menor gravidade, consegue ser tratado com xampus especiais anti-caspa.

Acne

A acne é a condição de pele que ocorre quando os folículos capilares são obstruídos por oleosidade e/ou células mortas da pele, causando inflamações. Ela varia da condição do mais simples cravo, até pontos que ficam inflamados e cheios de pus, e precisam da ajuda de um profissional para eliminar o líquido de dentro da inflamação. Oito a cada dez pessoas já tiveram alguma espinha na vida, e cabe o tratamento desde o início para que o caso não se agrave.

Urticária

Possui característica marcada por vermelhidão, inchaço e até mesmo uma coceira incomparável, pode ser desencadeada por vários fatores, desde exercício físico até baixas temperaturas ou contato com regiões infecciosas. Embora os vergões sumam em questão de pouco tempo, menos de 24h, os sintomas da crise demoram a ir embora, de forma flutuante, parando e retornando.

Celulite

A celulite é um caso de bactérias escondidas por trás de inchaço, vermelhidão, dor e febre. Não é o caso estético, onde temos o aspecto de casca de laranja nas coxas e nádegas da mulher, mas sim um caso que deve ser resolvido com antibiótico caso apresente os sintomas acima.

Psoríase

A psoríase é uma inflamação crônica com origem viral, que ocorre em alguns pontos da pele e é acionada pelo próprio organismo. Essa doença gera placas de vermelhidão que descascam e causam coceiras e dores, aparecendo em cotovelos, joelhos, costas, etc. Porém, existem casos mais graves em que a psoríase afeta inclusive os órgãos genitais.
O mais comum é que essa doença afete o indivíduo em torno da faixa etária dos 40, pois, além das condições genéticas, temos outros fatores que conspiram para o início da crise, como o estresse, as alterações metabólicas e traumas na pele sofridos nos anos vividos podem ser fatores que ajudam no desencadeamento da crise.

SOBRE A OMEGA4

A Omega4 oferece diversos serviços para que você possa tratar o seu corpo como ele merece. Com estética completa, exercícios físicos e massagem, é impossível você não amar!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Ainda não temos conteúdos relacionados disponíveis!
Saiba mais sobre

Doenças de pele que mais afetam o bem-estar

E receba mais conteúdos relacionados!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.